[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby zecaEU01 » Sat 12. Jan 2013, 02:22

bucha e cantoneira.pptx
apenas um exemplo ok
(49.85 KiB) Downloaded 607 times
zecaEU01
 
Posts: 69
Joined: Mon 19. Nov 2012, 14:40
Location: AMERICANA SAO PAULO
Has thanked: 0 time
Been thanked: 4 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Sun 13. Jan 2013, 01:55

Olá Adriano, eu não coloquei num braço, fiz uma conexão para prender o eixo do motor a coroa de bicicleta.

Seguem as fotos auto esplicativas:

Eu tinha estas placas de aço de 10,6 mm de espessura aqui num canto.

Acho que quem procurar, pode achar destas placas de aço em ferros velhos.

Corte das peças.

Fiz o corte com minha esmeriladeira presa num suporte de madeira, este suporte que eu fiz justamente para ficar com as mão livres para corte mais precisos.

Marcas de centro para os Furos

Antes de cortar as bordas com a peça ainda quadrada meça e marque os furos com um pulsão.

Furação para diferentes parafusos

Este é o processo mais delicado, eu não tenho ferramentas precisas para fazer estes tipos de furos, então meu sobrinho que mexe com tornearia fez para mim. Recomendo a quem não tem ferramentas precisas, que procure um profissional também.

Vários tipos de parafusos.

Note os parafusos sem cabeça para apertar o eixo dentro do buraco, é recomendado colocar uma chapinha de aço dentro do chanfro na ponta do eixo, para quando apertar os parafusos, o eixo não se deforme.

Centragem da conexão com a coroa:
Peças para centragem

Aqui usei uma arruela que tinha o diâmetro externo exato para entrar no furo central da coroa e o diamentro interno do tamanha do eixo do motor que é de 10 mm, assim montei um esquema para fazer a furação para união da conexão com a coroa.












Agora é só aperta a porca para fixar o conjunto


Com o conjunto montado é só furar.


Abraço a todos
The myth always limits infinity.
User avatar
tonquites
 
Posts: 82
Joined: Thu 19. Apr 2012, 17:47
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby lucasdiulbern » Sun 13. Jan 2013, 18:04

So pra confirmar.
Quero duas placas na cor azul.
Mais se for pra facilitar os lotes pode ser uma apenas. Mais preferencia 2 placas
Colocando o numero da conta segunda mesmo faço o deposito.
User avatar
lucasdiulbern
 
Posts: 42
Images: 20
Joined: Sat 25. Aug 2012, 04:10
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby kbssa » Mon 14. Jan 2013, 15:11

Olá a todos !

E ai Zeca, hoje estou em Americana, trabalho aqui, mas em SBO ta tudo certo !

Zeca, não te mandei a PM com os valores porque precisava saber a quantidade exata de placas.

E ai Everton, tudo certo cara ?
Que isso, nem sou tão empreendedor assim kkkkkk, meu e-mail é bruno.martins@fatec.sp.gov.br.

Cara, como você conseguiu cortar essas peças com uma esmeriladeira e deixar elas perfeitinhas assim ?? você é o cara hein !! kkkkkkkkkk

Adriano, referente ao seu projeto, a sugestão de usar a AMC, foi apenas uma sugestão como o próprio nome já diz, mas creio que quando você terminar, seu simulador não vai deixar nada a desejar. Na questão da velocidade, pode até ser que o arduino perca um pouco para a AMC, mas acho que não será muito perceptível, pois já vi alguns feitos com o arduino e ficaram bem competitivos.

Agora me explique uma coisa que ainda não consegui imaginar, como você pretende usar o sensor ultrassônico para substituir os potenciômetros ?

Bom galara, voltando ao assunto das placas, a cor escolhida foi o azul e teremos que pedir 2 lotes de 10 placas de acordo com a lista abaixo:

- Bruno (kbssa) - 2 peças
- Adriano - 2 peças
- Mauro - 2 peças
- Lucas - 2 peças
- Everton - 2 peças
- Douglas - 2 peça
- David - 2 peças
- Bruno Seabra - 2 peças
- Reinaldo - 2 peças
- Zeca - 2 peças

O valor de cada lote de 10 placas é $24,90 x 2 lotes = $49,80 + $9,00 de frete = $58,80 + 6% de iof do cartão de crédito = $62,33 se fizermos a conversão para real com a taxa de R$2,10 o valor total fica em R$130,90 / 20 placas = R$6,54 por placa x 2 placas para cada pessoa = R$13,10. Se alguém ficou com alguma duvida em relação aos valores, por favor, me avise.

Como todos vão querer 2 placas o valor é mesmo para todos, ou seja, R$ 13,10. Só a um probleminha, quem for fazer deposito, não tem como depositar os 10 centavos então quem quiser arredondar para 14 fica a vontade kkkkkkkk, mas quem preferir pode arredondar para R$13,00 mesmo.

Aqui os dados da minha conta:

Banco Bradesco
Agência: 0215
Conta: 0207262-9
Nome: Bruno P. Martins

Lembrando que só farei o pedido após todos terem depositado ok.

O prazo de entrega informado no site é de 7 a 25 dias. Lembrando novamente, que quando a placas chegarem serão necessários novos depósitos referentes ao frete para despachar as placas para suas residencias.

Se alguém tiver alguma duvida, é só me mandar uma PM ou posta aqui mesmo.

Abraço a todos.
kbssa
 
Posts: 120
Images: 16
Joined: Thu 19. Apr 2012, 21:03
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Mon 14. Jan 2013, 16:34

vc confirma esta conta ? só 14 reais por pessoa para envio do exterior até o brasil ? pensei que fosse $62,5 por pessoa... Favor confirmar estas contas estas certas , é isto mesmo ?
adrianovrm
X-Sim Supporter
 
Posts: 214
Joined: Tue 20. Nov 2012, 07:35
Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Mon 14. Jan 2013, 16:47

Sobre o Sensor Sônico,, Tem uma aula bem esclarecedora do Renato Aloi no link :
http://www.youtube.com/watch?v=3HlkD85IRxc
Os tempos de resposta estão na ordem de microsegundos , vou colocar um sensor em cada quina do simulador , total de quatro sensores, veja a aula do renato aloi, é excelente, é ensina as caracteristicaas do dispositivo e com ligar fisicamente e como programar, ajuda muito... eu já programei em C mna faculdade e é a mesma sintaxe do arduino.. Estou procurando o caminho , mais fácil , por que em mec&anica estou suando muito e quebrando a cuca mesmo, estou tendo at;e dires de cabeça para bolar a parte mecânica... Meu simulador terá duas base, uma fixa ao chão e a outra fixada no chassis do kart que ganhei de ferro velho, igando as duas bases eu coloco uma cruzeta, JOINT, que espero acertar no centro de gravidade do conjunto, os 4 motores vão em cada quinta da base que fica pressa ao solo, o s sensores também ficam nesta base, apontados para as respectivas quintas da base superior(que prende o chassis), então , os sensores mediram a distância de cada quinta da base superior para a inferior, identificando a inclinação da base superior, a programação será mais complexa do que a com os potenciometros por que não vi ninguem fazer assim ainda.. Devo ser pioneiro... Então ao pioneiro o problema é maior, hehehehe
adrianovrm
X-Sim Supporter
 
Posts: 214
Joined: Tue 20. Nov 2012, 07:35
Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby kbssa » Mon 14. Jan 2013, 17:51

Sim, é isso mesmo, e é exatamente por isso que vamos fazer as placas fora, por que se fosse fazer aqui provavelmente seria o valor que você achou que fosse (bem caro !!).

Ahh !, agora entendi, e foi o que eu imaginei, o problema, é que não da para usar esses sensores na placa AMC 1.6, pois é necessário programar o microcontrolador para aciona-los. Como você está desenvolvendo seu próprio hardware você pode incluir no programa do arduino. Esses sensores são realmente muito rápidos e precisos, digo isso porque já os usei antes. Gostei da sua ideia, vou querer ver quando estiver funcionando !

Uma observação é que o processamento do arduino vai ficar mais lento, pois vai perder bastente tempo acionando os sensores ultrassônicos se você estiver usando a função delay(). Tente fazer uma rotina para não bloquear o loop do programa, assim a performance se mantem a mesma. Pense nisso !

Abraço
kbssa
 
Posts: 120
Images: 16
Joined: Thu 19. Apr 2012, 21:03
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Mon 14. Jan 2013, 18:17

Não vou usar delay não, O Delay é uma desgraça , simplifica mas quando o assunto é tempo de resposta, não dá para usar. Vou usar a função millis do arduino , que retorna o tempo que o arduino está ligado em milisegundos, assincrono, simplesment retorna sem a espera do delay, daí posso fazer a diferença temporal entre o momento t1 - t2 = X tempo desejado, dentro de laços a ninhados e ainda inserir as outras ações que desejo.. tipo a estrutura abaixo:

Loop infinito arduino

while temposensor1 < k
-- while temposensor1 < k
------while temposensor1 < k
----------while temposensor1 < k
---------------- Todas as funçoes nucleares de posicionamento dos motores (); Daí não prejudica o tempo de resposta para fazer o PID em quase nada, o tempo fica livre para atualizar motores, que é o calcanhar de aquiles dos simuladores DIY, acho eu, novato que sou !

Uma vez que o intervalo de tempo K de pseudo-espera é o mesmo, posso usar milisegundos, tipo 1ms, por que a grande de temporização de resposta dos sensores é em milhar disto (microsegundos). Na teoria tem tudo para dar certo, na prática são outras semanas quebrando a cabeça, mas é muito gosotoso fazer isto, por pura diversão mesmo !
adrianovrm
X-Sim Supporter
 
Posts: 214
Joined: Tue 20. Nov 2012, 07:35
Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Mon 14. Jan 2013, 18:25

ops, onde tem


while temposensor1 < k
-- while temposensor1 < k
------while temposensor1 < k
----------while temposensor1 < k

leia-se
temposensor1 = temposensor2 = temposensor3=temposensor4 = K = millis()
while temposensor1(millis()) - K < x ; sendo x = 5ms ou menos
-- while temposensor2(millis()) - K < x; sendo x = 5ms ou menos
------while temposensor3(millis()) - K < x ; sendo x = 5ms ou menos
----------while temposensor4(millis()) - K < x; sendo x = 5ms ou menos
adrianovrm
X-Sim Supporter
 
Posts: 214
Joined: Tue 20. Nov 2012, 07:35
Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Mon 14. Jan 2013, 20:22

Fala grande Bruno,

O mérito do corte é da minha bancada de trabalho onde eu adaptei um suporte para a esmeriladeira, assim fica mais fácil, pois deixando as mãos livres é mais simples de se fazer o corte, tem que ter mão firme, é verdade, mas nada que um pouco de pratica não resolva.

Os cortes não estão tão muito bons, pode notar nas fotos, que ficaram meio tortos, mas nem eram muito importantes os cortes, fiz para diminuir o peso da peça, se não poderia ser retangular mesmo.

A parte mais importante mandei para um profissional fazer, que foram os furos. Rio com meu sobrinho que trabalha com isso profissionalmente e fez os furos para mim, que ele sempre trabalha na casa dos 0,00001 mm de precisão, mas eu, na casa de 2 mm, hehehehe.

Bancada de trabalho de onde meu simulador está saindo.


Detalhes do suporte em madeira


Madeira de lei que sobrou da construção de meu telhado, hehehe


Importante! Usem sempre materiais de proteção, luvas, óculos e roupas adequadas para mexer com estas ferramentas.

Abraço a todos.
The myth always limits infinity.
User avatar
tonquites
 
Posts: 82
Joined: Thu 19. Apr 2012, 17:47
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

PreviousNext

Return to Portuguese

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest