[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby MauroM3 » Thu 7. Feb 2013, 19:25

Boa tarde tonquites.

Realmente muito bem comentado a respeito da dinamica do joyrider. A um ano e meio aproximadamente quanto iniciei meu projeto, adquiri a planta do joyrider, montei umas simulações "com canudinho de refrigerante", pois Eu queria o eixo Z na brincandeira também. Apesar de já ter andado no simulador dos irmãos Sffair e ter gostado, abandonei a ideia do 2DOF. Na época fiz as placas AMC e pontes H do Thanos, pesquisando mais resolvi direcionar meu projeto para 4DOF. Estou na dúvida cruel entre usar os motores de 24vdc, com as limitações de torque, porém com o suposto baixo custo envolvido, ou usar motores trifásicos com inversores de frequencia, uma alternativa mais cara porém com mais força, isto reduziria a necessidade de criação sistemas de engrenagens. Mas desde já meus parabéns a todos pelas obras de engenharia, e tão logo seja possível nos encontraremos em alguma liga para umas corridinhas.

Grande abraço.
MauroM3

Has thanked: 1 time
Been thanked: 0 time

Postby tonquites » Fri 8. Feb 2013, 00:38

Olá Mauro, muito obrigado :D.

Quanto a sua duvida, realmente é importante comparar bastante os torques entre os motores, mas principalmente, ter uma ideia aproximada do peso que os motores vão ter que mover e a amplitude de movimento esperada para o simulador, pois os modelos de simuladores mais complexos de 3, 4 e 6DOF, geralmente utilizam motores mais potentes, tipo os atuadores de curso longo, pois como o simulador utiliza uma serie deles para fazerem juntos uma triangulação gerando um movimento, isso propicia ao simulador uma alta amplitude de movimentos, muito alem do que os tipos de motores de limpador de para-brisa seriam capazes de conseguir.

A magica esta na conspeção mecânica, a criatividade pode mudar tudo isso com a criação de uma nova configuração, o importante é não se prender só no que já foi criado.

Uma vez, vi uma discussão muito interessante, em que o cara queria colocar uma plataforma giratória como base do Joyrider, criando um eixo Z, para isso, ele iria trabalhar com apenas um motor mais forte para rotacionar todo o sistema pela base alem dos motores de limpador de para-brisa. Confesso que fiquem muito interessado em fazer isso também, mas como eu ainda não tinha nenhuma experiencia, engavetei a ideia e parti apenas para os dois eixos, assim, eu parti do principio da complementação, pois o simulador iria complementar o feedback do volante, e como no volante, eu já conseguia perceber o eixo Z na forma de falta de atrito nas rodas (moleza no volante), preferi adicionar feedbacks que eu tinha maior dificuldade em notar, estas reações do carro são justamente na frenagem, aceleração e forças centrípetas. O meu objetivo é simples, eu quero com estas reações conseguir pilotar de forma cada vez mais suave, para tentar melhorar o tempo, como se fosse num carro real. Não sei se vou conseguir meu objetivo ainda, estou no meio do processo, alem do mais, quanto mais realístico fica meu simulador, mais lento eu estou ficando, hehehe.

Adriano e Mauro que bom saber que vcs estão juntos para correr conosco, vamos montar no futuro uma liga para quem corre apenas nos simuladores.
:D :D :D

Abraço a todas
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Postby kbssa » Fri 15. Feb 2013, 21:12

E ai galera, estou de volta !

Desculpem pelo sumiço, mas é que tive que resolver uns problemas em outra cidade e fiquei com internet apenas no Smartphone, mas consegui responder alguns e-mails da galera aqui.

Sei que vocês estão preocupados com a compra de nossas placas AMC, mas podem ficar tranquilos que eu não sumi com a grana de vocês não kkkkkkkkk, estou apenas esperando as placas ficarem prontas, e assim que eles enviarem eu posto o código de rastreio aqui pra quem quiser acompanhar, mas sem querer desanimar ninguém mas já desanimando, creio que nossas placas só chegue aqui em meados da segunda semana de março porque demora pra @#$#@$#@ pra chegar, mas se chegar antes melhor.

Qualquer duvida é só perguntar

bruno.martins@fatec.sp.gov.br

Abraço

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby adrianovrm » Sat 23. Feb 2013, 01:52

Galera, Boa Noite !

Continuo trabalhando no eu simulador nos fins de semana, Não desistam, vamos fazer, tenho algumas questões sobre o converter, consegui fazer funcionar num protoótipo com arduino , usando servos motores, mas agora, começei os testes com os motores de CC da bosch, Não estou fazendo teste de carga, somente tetes com cálculo PID de posicionamento dos motores, consegui fazer funcionar o centralizamento dos motores via PID, muito feliz que funcionou ! mais que pinto em merda, como dizem alguns de meus conterrâneos. Ocorr que quando capturo os dados do converter para o arduino da aceleração longitutdianl e lateral, que o converter captura em -2bilhoes de valores ...0 ... + 2 bilhoes de valores e passa para valores de 8 bits, lá na parte de fazer a matemática o simulador tenta calibrarvalores maximos e mínimos mas estes valores ainda ficam muito altos e não se i quais valores estão indo para o arduino via serial. moral da hist;oria , os motores, quando estou no rfactor, não estão movendo de fora adequada, eles quase não mexem, só em movimentos muito abruptos eles mostram resposta, o que quero saber é ---> na aba de input os valores variam de - 8xxxxxx a + 8xxxxxx, o que acho que seja ao em torno de 8 g de força gravitacional mas não consigo capturar estes valores no arduino, há alguma conversão na paarte do math que ainda não entendi, os colega poderiam me ajudar, estou quase fazendo os motores funcionar dentro do simulador, talvez descubra sozinho mas gostaria de ajuda, se possível , para ir mais rápido.

Guys, Good Night!

I'm still working on the simulator on weekends, Do not give up, we do have a few questions about converting, I managed to run a prototype with arduino, using servo motors, but now, I started testing with DC motors bosch, not 'm doing load testing, only with PID calculation engine positioning, l could do they work center engines via PID, very happy it worked! more than dick in shit, as some of my countrymen said. Occurrence that when I capture the data from the arduino to convert longitutdianl and lateral acceleration, the capture-convert 2bilion values ​​... 0 ... + 2 billion value and passes it to 8-bit values​​, there in part to do the math simulator tries calibrarvalores maximums and minimums but these values ​​are still too high and i do not know what values ​​are going to arduino via serial. to simply... engines dc, when I'm in rfactor, are not moving out in a right way, they hardly move, only in movements abrupt they show very abrupt answer, what I want to know is ---> tab of input values ranging from - to + 8xxxxxx 8xxxxxx, which I think is at around 8 g of gravitational force but can not capture these values ​​in arduino, there is some conversion math in part l not yet understood, the colleague could help me? I'm almost making the engines run inside the simulator, l may find myself but would like to help, if possible, to go faster. thanks in advance
adrianovrm
X-Sim Supporter

Has thanked: 0 time

Postby kbssa » Sun 24. Feb 2013, 02:06

E ai Adriano, blz ?

Cara acho que posso te ajudar, mas pra isso preciso que vc poste o pedaço do codigo do arduino onde é feita a leitura e o tratamento da serial, e também poste o print da tela do x-sim onde é feita a configuração da se

Assim que vc postar eu snaliso o codigo e te dou uma reaposta ok.

Abraço.
kbssa

Postby adrianovrm » Mon 25. Feb 2013, 04:14

Boa Noite Bruno,

Agora não consigo entrar mais online no x-sim 3.0.0.6, dando um erro de database , alguém sabe por que ?

Now I can not get online in more x-sim 3.0.0.6, giving a database error, anyone know why?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Tue 26. Feb 2013, 17:54

Olá a todos,

O que aconteceu, que ninguém posta mais nada, deram uma esfriada nos projetos ???

Galera, para quem quiser acompanhar a encomenda das placas, o codigo de rastreio é esse aqui: RT170500726HK.

Demora um pouco para ficar aparecer no site dos correios, então se tentarem ver e não for encontrado, aguardem 1 ou 2 dias que já fica disponível ok.

Andriano,

Poste o codigo do arduino e o print da tela do x-sim, para que eu possa te ajudar, se é que você ainda precisa de ajuda.

Abraço.
kbssa

Postby lucasdiulbern » Tue 26. Feb 2013, 20:46

Boa tarde galera,

Percebi mesmo que o forum deu uma esfriada.
Eu estou tentando montar uma fonte para aguentar o tranco. Quero ver se consigo uns 12V/70A
A ponte H ainda não sei qual usar, mais vou tentar projetar uma também.
Eu coloquei meu simulador como projeto de TCC assim também consigo uma ajudinha dos professores rsrs.
Quando tiver alguma coisa realmente pronta e funcionando posto as fotos dos testes.

Abraço a todos.
lucasdiulbern

Images: 20
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Postby trust928 » Tue 26. Feb 2013, 22:06

iae mais alguem vai fazer encomenda de placas? cheguei meio atrasado, tava tentano com arduino i talz mais desisti melhor compra uma amc ja com os controladores.. so que eu nao tenho cartao...

precisava entra no proximo lote hehe
trust928

Been thanked: 0 time

Postby adrianovrm » Tue 26. Feb 2013, 23:36

Qual é o problema com o arduino ? o meu está andando, sói dfá um trabalho do inferno e exige a paciência de Buda mas é muito legal de quebrar a cabeça e aprender, para mim o desafio é a parte física... Agora comprei perfis de alumínio, estou esperando chegar... estava com estrutura de madeira/MDF.. pesou uma babaridade, vamos tentar com aluminio depois com isopor... uma hora funciona ...
adrianovrm
X-Sim Supporter

PreviousNext

Return to Portuguese