[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby trust928 » Wed 27. Feb 2013, 03:29

adrianovrm,,,

legal alguem com arduino,, ja tava ficano loco.. rsrs

quais controladores vc ta usano? vc fez ou importo os controladores (ponte-h)... so monto a parte mecanica depois que tiver toda a eletronica,,,, mais os controladores pro arduino.. meu deus.. da vontade de desistir hehe
me ajuda ae fera.. tenho a placa arduino r3 falta os controladores q nao sei onde conseguir :oops:
trust928

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby trust928 » Thu 28. Feb 2013, 00:45

thanks man im gonna have a look on this code. but im looking for the right and compatible h-bridge its driving me crazy loool

(valew fera eu vo da uma olhada nesses drivers mais eu to mesmo proucurando as ponte h compativeis com o arduino.. isso ta me dexano loko haha)
trust928

Postby trust928 » Thu 28. Feb 2013, 00:48

what do u mean by 2 dof servo? what the diference from servo to the normal version?
o que vc quer dizer com 2dof servo, qual a diferenca do servo pro normal?
trust928

Postby adrianovrm » Sun 3. Mar 2013, 01:35

Boa Noite Senhores,

Caro Kbssa, obrigado pelo fornecimento de ajuda, mas acabei achando o problema na construção física, eRA a conexão do potenciometro no eixo e a coisa agora funciona... Segue o vídeo para vc's verem funcionando com o rfactor..

http://www.youtube.com/watch?v=MP3CLtnN ... e=youtu.be

Caro trust, funciona com arduino, vc pode ver no vídeo acima, vc precisa estudar a programacao do arduino e sobre o algoritmo de controle industrial chamado PID, apesar do nome, não é difícil implementar :

segue meu código abaixo , com pid implementado, Dica : Cada motor deve possuir uma rotina de PID individual.

É claro que é mais dificl que com o amc que já é a solução pronta, pelo que entendi.
Dedicatório ao pessoal que fez o x-pid para arduino, a galera estrangeira aqui mesmo do forúm , pesquei várias idéias de lá mas escrevi meu próprio código, sangue e suor e alegria por funcionar hj, muito legal, agora vou fazer a traseira... enquanto minhas ripas de aluminio não chegam ai do sudeste aqui em Manaus, Abraços galera.

Código: OBS : Tem trechos que não estão sendo usados , só vai saber quem estudar sobre o código do arduino. São trechos de código que uso para teste no meio desta verão que será a versão final , um dia !

OBS : O código de arduino para controle dos motores dianteiros , está anexo
Attachments
Principal_beta2.rtf
(14.98 KiB) Downloaded 534 times
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby adrianovrm » Sun 3. Mar 2013, 02:06

as pontes H de relê comprei no mercado livre de um vendedor chamado clovis magoga , de são paulo... não tive problemas de compatibilidade uma vez que eu programei o arduino e não sei se existe ponte H não compatível, pois a Ponte H é um circuito meio que padrão, onde entra um sinal lógico baixo e isola a saída do motor DC, então a única incompatiblidade que posso vez de pontes H com arduino é se a ponte H exigir sinal lógico de entra com corrente acima de 40ma, ai é problema amigo, vai queimar a porta do arduino
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Sun 3. Mar 2013, 02:07

Obs : não compre pontes H de relê, são barulhentas e lentas, estou mudando agora para as H com BIG Mosfets, silenciosos e como foguetes
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Sun 3. Mar 2013, 02:08

Obs : não compre pontes H de relê, são barulhentas e lentas, estou mudando agora para as H com BIG Mosfets, silenciosos e como foguetes
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby tonquites » Sun 3. Mar 2013, 06:02

Fala galera!

Eu estou meio sumido mas estou acompanhado o fórum diariamente, não respondi ao Adriano por falta de conhecimento nesta parte dos códigos dos Arduinos.

trust928, quanto a uma nova encomenda, não sei se por agora vamos pedir mais, porem eu comprei umas placas a mais justamente para quem vier chegando e não participou da vaquinha, fica tranquilo que vc vai conseguir sua AMC 1.6.

Nossa, tem 2 semanas que estou me dedicando exclusivamente à parte mecânica do projeto pulei de 60% para 85% o negocio tá ficando show!!! Parece um disparate o que vou dizer: O NEGOCIO FUNCIONA MUITO BEM!!!! kkkkkkkkkk.

Quanto as pontes h, tenho aqui uma que parece ser quente, Super Motor ponte H 43A, cortesia do nosso Zeca, este cara acha de tudo na net.
Estou pesquisando para saber se esta ponte h é adequada para nossos projetos.

Nem concordo que o fórum esfriou, kkkkkkkk, temos postagens aqui quase todos os dias, uma coisa é certa, estamos conseguindo muito bem disseminar a informação, e fico muito grato a todos.

Vou dar um "Alô" para o RafBR por aqui também, grande força ele pode nos dar, sei não, mas me arrisco a dizer, que ele junto aos irmãos Sffair, são os brasileiros mais experientes na construção dos simuladores X-SIM. Pelo menos são os brasileiros que eu conheço com mais experiencia.

Bruno e Zeca, estou co saudades de vcs, por favor não entendam isso errado, kkkkkkkkk.

Abração a todos
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times

Postby trust928 » Sun 3. Mar 2013, 15:29

nao manjo de programacao de arduino, pelo que vi existem pontes, inconpativeis com arduino sim,, tipo as sabertooth que tenq reprogramar etc... o arduino e bom pra quem sabe programar.... tanto que fiz uma ponte h e nao funciono com arduino teria que mudar o software....

aquela ponte 12v 40amps do robotizando..
ela ta aqui encostada.. por falta de programacao hehe

ja pode dexar a minha amc reservada.. ela montada e testada por quanto vai fica? ja pra mim ir separano o din din rsrs

eu lembro que imprimi uma vez o layote da amc 1.6 mais nao encontrei no brasil o atmega644 nem o port serial..que faz a conexcao do pc com a amc dai desisti .....
trust928

Postby adrianovrm » Sun 3. Mar 2013, 18:48

Vc falou que não manja de programação do arduino .. certo ? Rntão,eu posso entender que vc manja que algum tipoi de programação ? Se sim, eu te digo que não há caminho fácil cara. Eu mesmo posso programar esta tua ponte, acho que ela é igual a do Zeca, ele não sabia com ligar, mandou o manual para mim e eu destrinchei tranquilo, ele tem um logo email meu , mostrando como faz a ligação e explicando em linhas gerais como codificar, vou procurar aqui:

Achei, segue abaixo o conteúdo de meu email enviado para zeca em 05 de fevereiro último, deve exemplificar que a sabertooth não é incompatível com arduio, apenas a programação é diferente das pontes H tradicionais, após ler o manual de uma sabertooth 12 volts eu identifiquei que :

"Boa tarde !

Pelo que vejo da tua placa fica assim:

A Folha 4 fala o seguinte:

Os Pinos M1A e M1B são saídas e vão nos terminais do Motor 1;

Os Pinos M2A e M2B são saídas e vão nos terminais do Motor 2;

O Pino S1 é a entrada do sinal de PWM(velocidade) do Motor 1;

O Pino S2 é a entrada do sinal de PWN(Velocidade) do Motor 2;

O Pino B+ é a alimentação positiva da Sabertooth (Pino do Positivo), a ser conectado com o positivo da bateria ou da fonte de alimentação;

O Pino B- é a alimentação negativa da Sabertooth (Pino do Negativo) a ser conectado com o negativo da bateria ou da fonte de alimentação;

OBS : não inverta a alimentação da sabertooth e isole bem, não erre aqui.

No manual “Warning ! Be very cvareful to wire and plug in the battery and connector correctty. Connecting the battery backwards will destroy the sabertooth and will void the warranty.”

Tradução: Aviso ! Seja muito cuidadoso em parafusar e ligar os conectors da bateria corretamente. Conectando a bateria de forma invertida irá destruir a PLACA SABERTOOTH E IRÁ ANULAR A GARANTIA !

A Sabertooth é um pouquinho diferente das pontes H que conheço, como já expliquei, as H tradicionais usam dois pinos para dizer o sentido do motor e outro para a velocidade do motor, na sabertooth é um único pino para determinar a velocidade e o sentido do motor. Note que temos S1 e S2, um S para cada motor. Como fazemos isto? A resposta está no início da folha 9. Lá diz: com 2,5 volts o motor fica sem movimento, de 2,5 a 5 volts gira num sentido e no outro sentido caso a voltagem analógica esteja entre 0 a 2,5volts. Traduzindo para arduinez. Pegue, fisicamente, dois pinos de saída PWN do arduino , exemplos pino5 e pino6, ligue-os respectivamente nos pinos S1 e S2. Agora na programação do arduino Analogwrite(5,0) fará o motor S1 rodar a toda força para um lado e Analogwrite(5,255) fará o motor S1 rodar para o outro lado a toda força, enquanto que AnalogWrite(5,127) fará com que o mtor fique parado ! Entendido ?

Mas para acontecer o descrito no parágrafo anterior você deve setar o conjunto de switches(chaves) que selecionam o mode analógico da sabertooth:

Colocar o Switch1 para ON

Colocar o Switch2 para ON

Colocar o Switch 3 para : Tanto faz; é controle de n;ivel de bateria ; Deixa OFF

Colocar o Switch4 para OFF ( Motor Independentes)

Colocar o Switch5 para controlar a forma com que a saida response para entrada de PWN; O manual diz a a saida exponencial é melhor para controle mas nossa escala é linear e temos que escrever o programa para controle dos motores mesmo , então deixe em linear = ON , para saída exponencial ponha em DOWN. Minha recomendação deixe em ON.

Colocar o Swicth 6 para UP(ON) para trabalhar com o arduino. Faixa de 0 a 5 volts

Quando conectar o microcontrolador ao sabertooth , observar o circuito da página 10. É uma recomendação para uso do modo analógico. Sobre a frequencia do PWM. Um Porém, o manual diz que é recomendavel uma frequencia de PWN de 1000hz, por padrão a frequencia das portas pwn do arduino é 490hz; não vai quebrar nada mas talvez não fiquei legal; só testando.. acabei de descobrir mas sei que tem como alterar isto; já vi alguns exemplos neste nível.. tem que estudar mais um pouquinho. Não invalidada o uso do arduino. A propósito , o pino 0 volts que fica do lado do pino 5volts e dos pinos S1 e S2 é aquele que tem que ser liga junto com o pino Gnd do arduino para criar a referência. O pino 5 volts da ponte H(sabertooth) pode ser ligada no pino (5 volts) do arduino que ele já fica alimentado. O Arduino não consome mais de 1 A.. e este pino está aí para alimentar dispositivos de baixa tensão, perfeito !"
adrianovrm
X-Sim Supporter

PreviousNext

Return to Portuguese