[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby zecaEU01 » Mon 11. Mar 2013, 14:42

Bom dia a Todos
Vamos lá Bruno os dados do fornecedor do perfil

Produto Novo: www.drygalla.com.br falar com Sr. Bruno atendimento muito bom

Produto Usado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 00-pmt-_JM eu não conheço quem comprou dele
foi o Adriano

Quem necessitar de unibol é só falar comigo.

zeca
zecaEU01

Has thanked: 0 time
Been thanked: 4 times

Postby adrianovrm » Mon 11. Mar 2013, 18:04

Bom dia !

Bem, sobre perfis, ainda estou esperando chegar, pois moro quase fora do Brasil e as encomendas , fora sedex, costumam demorar um mês ou mais para chegarem aqui.. Assim que os perfis chegarem, poderei emitir algum parecer... vamos esperar mais umas 2 semanas. Enquanto isto vou mexendo na eletrônica, dei um tempo, faz uma semana que não toco no projeto, estava ficando meio maluco com o trabalho de dia e projeto a noite... vou tentar ajustar algumas coisas hj, mas meu projeto de mecânica ainda não está bom.... ficará quando os perfis e a cadeira de fibra, TIPO sparco, chegarem
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby kbssa » Wed 13. Mar 2013, 02:07

zecaEU01 wrote:Bom dia a Todos
Vamos lá Bruno os dados do fornecedor do perfil

Produto Novo: http://www.drygalla.com.br falar com Sr. Bruno atendimento muito bom

Produto Usado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 00-pmt-_JM eu não conheço quem comprou dele
foi o Adriano

Quem necessitar de unibol é só falar comigo.

zeca

Muito obrigado Zeca !
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby kbssa » Mon 25. Mar 2013, 14:26

E ai galera !

O que aconteceu que ninguém posta mais nada aqui ?? Alias, eu tbm dei uma parada no meu projeto por problemas verbais $, se que me entendem kkkkkkkkkkkk.

Tenho boas noticias, nossas placas chegaram !!!, acabei de ver no site dos correios que saiu para entrega, mas como estou no trampo, só conseguirei ver as placas a hr que chegar em casa.

Mas vamos ao que interessa !

Preciso que vocês (todos os que compraram as placas) me enviem os endereços por aqui ou no meu email (bruno.martins@fatec.sp.gov.br), para que eu possa calcular o valor do frete pra cada um, quanto mais rápido fizerem isso mais rápido envio as placas ok.

Vamos dar uma esquentada nesse forum galera, isso aqui ta muito parado.

Abraço a todos !
kbssa

Postby kbssa » Mon 25. Mar 2013, 16:35

Galera, é o seguinte, eu pretendo ir ao correio apenas uma vez, pois não sou nenhum playboy da vida e o correio é um pouco longe da minha casa e não tenho grana pra ficar colocando combustivel, então quem não quiser esperar até todo mundo me enviar os endereços, faça uma pequena doação de apenas R$ 5,00, quem a fizer ainda hoje, hoje mesmo já faço a postagem, agora se você estiver no mesmo barco que eu e não puder seja lá pelo motivo que for, terá que aguardar todos me enviarem os endereços, assim irei ao correio apenas uma vez e não cobrarei nada por isso ok.

Outra coisa, percebi que o frete por sedex é um pouco salgado pra quem mora fora de SP, e a diferença do prazo é de apenas 2 dias para o envio por carta registrada que é grátis. Por carta registrada acho que cobram apenas o valor do selo, mas preciso confirmar, preciso confirmar tbm se é permitido enviar esse tipo de coisa por carta registrada, creio que seja.

Bom, é isso.

Abraço.

Bruno
kbssa

Postby adrianovrm » Wed 27. Mar 2013, 01:53

Boa Noite,

Minhas barras de alumínio estrutural usadas , por 25 reias o metro chegaram ! segue foto, elas ainda estão muito sujas, pra mim valeu a pena, parece que novas estão na faixa de 45 a 50 reais o metro. perfil de 40mmx40mm estrutural.
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Wed 27. Mar 2013, 01:53

Boa Noite,

Minhas barras de alumínio estrutural usadas , por 25 reias o metro chegaram ! segue foto, elas ainda estão muito sujas, pra mim valeu a pena, parece que novas estão na faixa de 45 a 50 reais o metro. perfil de 40mmx40mm estrutural.
Attachments
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby tonquites » Wed 27. Mar 2013, 03:09

@ Adriano, muito bom :D , comprou muito bem cara! Este alumínio estrutural é muito caro, mas pelo preço que vc conseguiu compensou.

@ Bruno, nossa!.. nem vejo a hora de começar a construir a nova AMC 1.6, já estou em 89% da parte mecânica do simulador e o melhor está tudo indo muito bem, :D .

Abraço a todos
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times

Postby Marconiloureiro » Sun 31. Mar 2013, 07:14

adrianovrm wrote:Vc falou que não manja de programação do arduino .. certo ? Rntão,eu posso entender que vc manja que algum tipoi de programação ? Se sim, eu te digo que não há caminho fácil cara. Eu mesmo posso programar esta tua ponte, acho que ela é igual a do Zeca, ele não sabia com ligar, mandou o manual para mim e eu destrinchei tranquilo, ele tem um logo email meu , mostrando como faz a ligação e explicando em linhas gerais como codificar, vou procurar aqui:

Achei, segue abaixo o conteúdo de meu email enviado para zeca em 05 de fevereiro último, deve exemplificar que a sabertooth não é incompatível com arduio, apenas a programação é diferente das pontes H tradicionais, após ler o manual de uma sabertooth 12 volts eu identifiquei que :

"Boa tarde !

Pelo que vejo da tua placa fica assim:

A Folha 4 fala o seguinte:

Os Pinos M1A e M1B são saídas e vão nos terminais do Motor 1;

Os Pinos M2A e M2B são saídas e vão nos terminais do Motor 2;

O Pino S1 é a entrada do sinal de PWM(velocidade) do Motor 1;

O Pino S2 é a entrada do sinal de PWN(Velocidade) do Motor 2;

O Pino B+ é a alimentação positiva da Sabertooth (Pino do Positivo), a ser conectado com o positivo da bateria ou da fonte de alimentação;

O Pino B- é a alimentação negativa da Sabertooth (Pino do Negativo) a ser conectado com o negativo da bateria ou da fonte de alimentação;

OBS : não inverta a alimentação da sabertooth e isole bem, não erre aqui.

No manual “Warning ! Be very cvareful to wire and plug in the battery and connector correctty. Connecting the battery backwards will destroy the sabertooth and will void the warranty.”

Tradução: Aviso ! Seja muito cuidadoso em parafusar e ligar os conectors da bateria corretamente. Conectando a bateria de forma invertida irá destruir a PLACA SABERTOOTH E IRÁ ANULAR A GARANTIA !

A Sabertooth é um pouquinho diferente das pontes H que conheço, como já expliquei, as H tradicionais usam dois pinos para dizer o sentido do motor e outro para a velocidade do motor, na sabertooth é um único pino para determinar a velocidade e o sentido do motor. Note que temos S1 e S2, um S para cada motor. Como fazemos isto? A resposta está no início da folha 9. Lá diz: com 2,5 volts o motor fica sem movimento, de 2,5 a 5 volts gira num sentido e no outro sentido caso a voltagem analógica esteja entre 0 a 2,5volts. Traduzindo para arduinez. Pegue, fisicamente, dois pinos de saída PWN do arduino , exemplos pino5 e pino6, ligue-os respectivamente nos pinos S1 e S2. Agora na programação do arduino Analogwrite(5,0) fará o motor S1 rodar a toda força para um lado e Analogwrite(5,255) fará o motor S1 rodar para o outro lado a toda força, enquanto que AnalogWrite(5,127) fará com que o mtor fique parado ! Entendido ?

Mas para acontecer o descrito no parágrafo anterior você deve setar o conjunto de switches(chaves) que selecionam o mode analógico da sabertooth:

Colocar o Switch1 para ON

Colocar o Switch2 para ON

Colocar o Switch 3 para : Tanto faz; é controle de n;ivel de bateria ; Deixa OFF

Colocar o Switch4 para OFF ( Motor Independentes)

Colocar o Switch5 para controlar a forma com que a saida response para entrada de PWN; O manual diz a a saida exponencial é melhor para controle mas nossa escala é linear e temos que escrever o programa para controle dos motores mesmo , então deixe em linear = ON , para saída exponencial ponha em DOWN. Minha recomendação deixe em ON.

Colocar o Swicth 6 para UP(ON) para trabalhar com o arduino. Faixa de 0 a 5 volts

Quando conectar o microcontrolador ao sabertooth , observar o circuito da página 10. É uma recomendação para uso do modo analógico. Sobre a frequencia do PWM. Um Porém, o manual diz que é recomendavel uma frequencia de PWN de 1000hz, por padrão a frequencia das portas pwn do arduino é 490hz; não vai quebrar nada mas talvez não fiquei legal; só testando.. acabei de descobrir mas sei que tem como alterar isto; já vi alguns exemplos neste nível.. tem que estudar mais um pouquinho. Não invalidada o uso do arduino. A propósito , o pino 0 volts que fica do lado do pino 5volts e dos pinos S1 e S2 é aquele que tem que ser liga junto com o pino Gnd do arduino para criar a referência. O pino 5 volts da ponte H(sabertooth) pode ser ligada no pino (5 volts) do arduino que ele já fica alimentado. O Arduino não consome mais de 1 A.. e este pino está aí para alimentar dispositivos de baixa tensão, perfeito !"

Adriano, vejo que você é o único que tem usado o Arduino para receber os dados do X-sim.Eu também acredito nesse caminho,tendo em vista a grande quantidade de bibliotecas e sensores existentes para o Arduino. Aproveitando faço uma pergunta a você, já pensou em usar um sensor acelerômetro/ Giroscópio https://www.sparkfun.com/products/11341 para fornecer o feedback para os motores e substituir os potenciômetros e os sensores infravermelho ?Seria interessante usa-los, porque não haveria a necessidade de conversão analógica para obter a posição real do simulador, com o acelerômetro/giroscópio a informação já sai direta em ângulo de inclinação.Outra pergunta, acho que eu li em algum lugar desse tópico que o uso do Arduino seria inviável devido a um delay que poderia haver, você já tirou alguma conclusão se esse delay realmente existe ?

Abraço,
Marconi.
Marconiloureiro

Been thanked: 0 time

Postby lucasdiulbern » Sat 6. Apr 2013, 23:58

Bom dia pessoal,
Como que eu faço para um jogo que não está na lista do x-sim funcionar no mesmo?
Alguém sabe?
lucasdiulbern

Images: 20
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

PreviousNext

Return to Portuguese