adrianovrm wrote:Vc falou que não manja de programação do arduino .. certo ? Rntão,eu posso entender que vc manja que algum tipoi de programação ? Se sim, eu te digo que não há caminho fácil cara. Eu mesmo posso programar esta tua ponte, acho que ela é igual a do Zeca, ele não sabia com ligar, mandou o manual para mim e eu destrinchei tranquilo, ele tem um logo email meu , mostrando como faz a ligação e explicando em linhas gerais como codificar, vou procurar aqui:
Achei, segue abaixo o conteúdo de meu email enviado para zeca em 05 de fevereiro último, deve exemplificar que a sabertooth não é incompatível com arduio, apenas a programação é diferente das pontes H tradicionais, após ler o manual de uma sabertooth 12 volts eu identifiquei que :
"Boa tarde !
Pelo que vejo da tua placa fica assim:
A Folha 4 fala o seguinte:
Os Pinos M1A e M1B são saídas e vão nos terminais do Motor 1;
Os Pinos M2A e M2B são saídas e vão nos terminais do Motor 2;
O Pino S1 é a entrada do sinal de PWM(velocidade) do Motor 1;
O Pino S2 é a entrada do sinal de PWN(Velocidade) do Motor 2;
O Pino B+ é a alimentação positiva da Sabertooth (Pino do Positivo), a ser conectado com o positivo da bateria ou da fonte de alimentação;
O Pino B- é a alimentação negativa da Sabertooth (Pino do Negativo) a ser conectado com o negativo da bateria ou da fonte de alimentação;
OBS : não inverta a alimentação da sabertooth e isole bem, não erre aqui.
No manual “Warning ! Be very cvareful to wire and plug in the battery and connector correctty. Connecting the battery backwards will destroy the sabertooth and will void the warranty.”
Tradução: Aviso ! Seja muito cuidadoso em parafusar e ligar os conectors da bateria corretamente. Conectando a bateria de forma invertida irá destruir a PLACA SABERTOOTH E IRÁ ANULAR A GARANTIA !
A Sabertooth é um pouquinho diferente das pontes H que conheço, como já expliquei, as H tradicionais usam dois pinos para dizer o sentido do motor e outro para a velocidade do motor, na sabertooth é um único pino para determinar a velocidade e o sentido do motor. Note que temos S1 e S2, um S para cada motor. Como fazemos isto? A resposta está no início da folha 9. Lá diz: com 2,5 volts o motor fica sem movimento, de 2,5 a 5 volts gira num sentido e no outro sentido caso a voltagem analógica esteja entre 0 a 2,5volts. Traduzindo para arduinez. Pegue, fisicamente, dois pinos de saída PWN do arduino , exemplos pino5 e pino6, ligue-os respectivamente nos pinos S1 e S2. Agora na programação do arduino Analogwrite(5,0) fará o motor S1 rodar a toda força para um lado e Analogwrite(5,255) fará o motor S1 rodar para o outro lado a toda força, enquanto que AnalogWrite(5,127) fará com que o mtor fique parado ! Entendido ?
Mas para acontecer o descrito no parágrafo anterior você deve setar o conjunto de switches(chaves) que selecionam o mode analógico da sabertooth:
Colocar o Switch1 para ON
Colocar o Switch2 para ON
Colocar o Switch 3 para : Tanto faz; é controle de n;ivel de bateria ; Deixa OFF
Colocar o Switch4 para OFF ( Motor Independentes)
Colocar o Switch5 para controlar a forma com que a saida response para entrada de PWN; O manual diz a a saida exponencial é melhor para controle mas nossa escala é linear e temos que escrever o programa para controle dos motores mesmo , então deixe em linear = ON , para saída exponencial ponha em DOWN. Minha recomendação deixe em ON.
Colocar o Swicth 6 para UP(ON) para trabalhar com o arduino. Faixa de 0 a 5 volts
Quando conectar o microcontrolador ao sabertooth , observar o circuito da página 10. É uma recomendação para uso do modo analógico. Sobre a frequencia do PWM. Um Porém, o manual diz que é recomendavel uma frequencia de PWN de 1000hz, por padrão a frequencia das portas pwn do arduino é 490hz; não vai quebrar nada mas talvez não fiquei legal; só testando.. acabei de descobrir mas sei que tem como alterar isto; já vi alguns exemplos neste nível.. tem que estudar mais um pouquinho. Não invalidada o uso do arduino. A propósito , o pino 0 volts que fica do lado do pino 5volts e dos pinos S1 e S2 é aquele que tem que ser liga junto com o pino Gnd do arduino para criar a referência. O pino 5 volts da ponte H(sabertooth) pode ser ligada no pino (5 volts) do arduino que ele já fica alimentado. O Arduino não consome mais de 1 A.. e este pino está aí para alimentar dispositivos de baixa tensão, perfeito !"
Adriano, vejo que você é o único que tem usado o Arduino para receber os dados do X-sim.Eu também acredito nesse caminho,tendo em vista a grande quantidade de bibliotecas e sensores existentes para o Arduino. Aproveitando faço uma pergunta a você, já pensou em usar um sensor acelerômetro/ Giroscópio
https://www.sparkfun.com/products/11341 para fornecer o feedback para os motores e substituir os potenciômetros e os sensores infravermelho ?Seria interessante usa-los, porque não haveria a necessidade de conversão analógica para obter a posição real do simulador, com o acelerômetro/giroscópio a informação já sai direta em ângulo de inclinação.Outra pergunta, acho que eu li em algum lugar desse tópico que o uso do Arduino seria inviável devido a um delay que poderia haver, você já tirou alguma conclusão se esse delay realmente existe ?
Abraço,
Marconi.