[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Tue 30. Jul 2013, 18:23

Bom DIa !

veja uma coisa, são 63 kgf/cm ok? se fosse 63 kgf/m cada motor , ai seria beleza, deve ser por isto que não vi , até hj, ninguém usando motores de passos, são aplicações de precisão e não força bruta, ou vc vai de motor de DC , o mais forte possível ou vai de inversor com motor trifásico. Das duas maneiras a coisa gasta por baixo 4k reais para motores dc e estrutura + computador e outros, se for motor trifásico vai para uns 10k reais, brincando cara, se quiser fazer mesmo, recomendo paciência e ir fazendo devagar, eu já vou completar um ano e não terminei ainda, tem gente aqui trabalhando a 4 ou 5 anos... olha só um bom exemplo de como isto pode ficar caro.. em nível comercial , nos EUA, saindo por 21 mil doletas.. isto dá uns 44 mil reais para compra lá para chegar aqui pode botar 90 mil reais, Prefiro esperar e comprar um Azera do modelo 2012 , heheheheheh," no way. " Se vc conseguir gastar só 4k reais , fique mais feliz que pinto em merda !.

http://www.bluetiger.com/
adrianovrm
X-Sim Supporter

Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Postby pingua » Tue 30. Jul 2013, 19:35

Na verdade um motor de 63kgf com um redução de 1:10 resulta em um torque 630kgf, acredito que seja forte o suficiente, em uma alavanca de 15cm que eh o que planejo resulta 42kg de forca, no fim da alavanca, o que vcs acham? Suficiente ou fraco? Outra coisa que calculei foi a velocidade, motores de passo tem a o torque inversamente proporcional a velocidade, mas até cerca de 800 passos por segundo (240 rpm) a perda de torque eh desprezível, a esta velocidade no fim d redução resultara em 144 graus por segundo, que acredito ser plausível tbm! O que acham? Ou devo largar o motor de passo de uma vez?
pingua

Been thanked: 0 time

Postby adrianovrm » Tue 30. Jul 2013, 22:30

Ok , com redução a gente ja conversa, vamos ver 630 kgf/cm com uma alavanca de 15 cm vai mesmo a 42 quilos, acho que estás correto nesta conta , mas os drivers para estes motores de passo também são caros, não servem os easydrivers, ainda não mexi com motores de passo com o arduino, mas em precisão não tem nada melhot mesmo. Acho que pode dar certo sim, vc é fera em mecânica ??
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby thunder1991 » Wed 14. Aug 2013, 22:41

Boa Tarde a todos,

Depois de muitos problemas a resolver na vida estou de volta.

Finalizei meu projeto aos poucos com meu amigo mas agora o bicho tá pegando no que diz respeito a configuração do X-SIM.

Caso alguém possa me dar um help eu agradeço.

Ps. É bom estar de volta.

Mais a noite eu posto fotos do projeto.

Abraço a todos.
thunder1991
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Fri 16. Aug 2013, 01:03

E ai thunder blz ??

Cara, a galera aqui até pode te ajudar, mas precisamos saber qual é a sua dificuldade se não fica dificil.

Posta as fotos ai pra gente ver !!!

Abraço,

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby thunder1991 » Fri 16. Aug 2013, 02:58

Kbssa,

É o seguinte, eu consigo até dar movimento direcionados dos motores o problema é que os mesmos não para de rodar 360 direto.

Ex. levo o controle para a esquerda e os motores fazem seu trabalho, mas quando solto os mesmos ficam movendo 360 graus.

Não sei se é possivel vc me passar um skype para que possamos conversar pessoalmente. Estou com uma amigo de SP Capital que está me dando uma puta ajuda na configuração, o problema é que ele volta pra lá na segunda e ele está em cima disso direto. Tem jeito de nos falarmos no período da tarde? Tipo umas 15h00?

Caso não tenha, se você puder me enviar um pequeno help de como configurar lhe serei muito grato. A idéia do projeto é utilizar jogos de voo como o DCS WORLD por ex. Mas já vi que vou ter problemas com o plugin.

Sendo assim, estamos tentando como o R07 Racing para fazer os testes de funcionamento.

Fico muito grato pela ajuda. E peço desculpas pela minha "impaciência", mas ter tudo montado (estrutura) e não por pra funcionar é muito frustante.

Segue em anexo algumas fotos.

Vlw, grande abraço.

Moraes
Attachments
thunder1991
X-Sim Supporter

Postby lucasdiulbern » Fri 16. Aug 2013, 12:54

Bom dia thunder1991,

Você colocou os potenciômetros de feedback?
É por que eu não vi eles nas fotos...

Sem o feedback's os motores vão ficar rodando continuamente até os potenciômetros de feedback dizer para placa que os motores já estão na posição correta.

Obs: Potenciômetros é uma das alternativas.
lucasdiulbern

Images: 20
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Postby thunder1991 » Fri 16. Aug 2013, 19:25

Boa Tarde Lucas,

Descobrimos nessa madrugada o lance dos potenciômetros.

Você disse que os potenciômetros são uma das alternativas caso eles não rolem, qual seria a outra?

Vlw, abraço.

Moraes
thunder1991
X-Sim Supporter

Postby thunder1991 » Fri 16. Aug 2013, 23:28

Srs.

Potenciômetros colocados nos eixos dos motores. Até que com alguns ajustes ele segurou bem os motores ficarem girando 360, mas quando abrimos o jogo e estartamos o x-sim, em algum momento o motor ainda gira os 360, será que é ajuste no x-sim? Já colocamos todas as variáveis possíveis e ainda tem certos momentos que os mesmos rodam os 360 mas são giros intermitentes.

Alguma sugestão?

Os potenciômetros utilizados são os B10k e tb fizemos testes com o B5k e o B20k, tem alguma coisa a ver com isso também?

Espero um help de vocês, pois começo a querer desistir (hehehehe). Desde segunda passada batalhando o dia todo nesse projeto e sem luz no fim do túnel.

Segue foto do potenciômetro para apreciação, e onde ele se encontra na estrutura.

Antecipados Agradecimentos.

Moraes
Attachments
Last edited by thunder1991 on Sat 17. Aug 2013, 02:21, edited 1 time in total.
thunder1991
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Sat 17. Aug 2013, 00:55

Boa noite Thunder,

Procure na sua placa alguma configuração de sensibilidade da entrada analogica ou no x-sim também deve ter alguma coisa relacionada a isso.

Não sei te informar como faz isso, pois até o momento só usei as placas do Thanos.

Se não conseguir me avise que vou dar uma pesquisada no funcionamento do plugin para a Velleman.

Abraço

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

PreviousNext

Return to Portuguese