[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby gaevulk » Sat 17. Aug 2013, 04:01

hello guys, sorry for my english, I'm Italian, I love brazil and there have been 3 times :D , so I decided to lend a hand to thunder
thunder, open x-sim
click on output setup
I click on synaptrix output
Now turn the potentiometer to 100% and click on maximum
when you set the maximum port potentiometer to 0%
and click on minimum
repeat this step for the 2 potentiometers
at this point brings the motors in the position that desired and set to 50% of the potentiometer, then connecting the potentiometer to the engine

the motors are operated so

neutral = 50%
maximum extension of 100%
minimum size 0%

I used a system called "biella martinetto" or "glifo oscillante" to connect the potentiometers in practice only runs at 180 degrees preventing the potentiometer break, if people still see some photos if I can help, I hope you have understood and hello signing was useful
gaevulk

Images: 9
Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby lucasdiulbern » Mon 19. Aug 2013, 01:19

thunder1991 wrote:Boa Tarde Lucas,

Descobrimos nessa madrugada o lance dos potenciômetros.

Você disse que os potenciômetros são uma das alternativas caso eles não rolem, qual seria a outra?

Vlw, abraço.

Moraes

Boa noite Moraes,

Uma outra alternativa é um componente que tem três terminais também igual o potenciômetro , só que ele não mede resistência, ele é um sensor de efeito-hall. Ele é usado junto com imas e a tensão do terminal do meio varia de acordo com a posição do imã. Dá um olhada nesse tópico do Thanos que la ta mais esplicadinho e tem uns videos mostrando o funcionamento, alem de ter exemplos de alguns componentes desse.

Dá uma olhada nesse tópico aqui do Thanos

viewtopic.php?f=39&t=132

Desde a pagina até achar
Position feedback options:

Tem outras opções também, mais as mais fáceis e praticas acho que são essas. Eu já vi usarem ate sensor ultrassônico pra fazer o feedback. Pode usar encoder's também para isso.

Uma pergunta, onde você comprou os motores?

Ate mais

Abraços

Lucas Souza Guimaraes
lucasdiulbern

Images: 20
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Postby thunder1991 » Mon 26. Aug 2013, 03:07

Boa Noite Lucas,

Depois de muito apanhar. Eu e meus parceiros conseguimos por o simula pra rodar.

Segue abaixo o link do meu facebook para apreciação da galera.

https://www.facebook.com/ricardo.moraes.752487

Quanto aos motores, placas velleman e sybertooth, foram todos importados e comprados pelo meu parceiro financeiro do simulador. A velleman foi direto no site oficial, a sybertooth e os motores foram no ebay. Se não me engano os motores são de carrinho de golf.

Agradeço a todos pela ajuda aqui obtida e me coloco a disposição para ajudar caso eu tenha capacidade.

Grande abraço a todos e boa noite.

Moraes
thunder1991
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Mon 26. Aug 2013, 04:20

E ai thunder blz ?

Que bom que conseguiu fazer funcionar !!

Gostaria muito de ver o resultado, mas no link que você passou do facebook não encontrei nada.

Se puder postar um link direto ficarei grato.

Abraço

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby adrianovrm » Tue 27. Aug 2013, 05:27

Bem, há muito tempo não posto, posto dizer que eu , o zeca vamos terminar praticamente juntos o simulador, ele me ajudou na mecänica e eu na eletrônica , e está quase no fim, olha aqui o eu testando a eletrônica que vou madndar pro zeca !!!. as placas no thanos ficaram encalhadas mesmo, fui de arduino mega. este é um teste manual , mas funciona com o rfactor tranquilo, j´=a postei video s aqui mostrabndo isto.. vou remontar a mecanica , porque na primeira tentativa acho que usei aluminio demais e dá para deixar bem leve . segue o link do video :

https://www.dropbox.com/s/1e1gs43jflrc7 ... manual.mp4
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby kbssa » Wed 28. Aug 2013, 02:42

Olá Adriano,

Gostei bastante do que eu vi no seu vídeo, seu PID ficou bem preciso. Se você puder passar o código que você usou no seu arduino eu ficarei grato.

No momento estou usando a AMC 1.6, mas estou pensando em adicionar algumas funções futuramente no meu simulador, e pra isso vou ter que usar o velho amigo arduino.

Meu simulador está quase pronto tbm, só estou arrumando os detalhes. Já fiz alguns testes e está funcionando, só preciso eliminar algumas fontes de ruido que estão fazendo o sinal dos pots ficarem oscilando e tbm vou colocar fins de curso magnético só por segurança.

Abraço

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby tonquites » Thu 29. Aug 2013, 03:32

Olá amigos, muito bom ver os simuladores ficarem prontos, eu também estou bem adiantado no meu, fiz um vídeo do primeiro teste com movimento da parte mecânica. Agora estou ajustando alguns problemas que surgiram no projeto ao qual não pude prever no ato da concepção. O principal deles é que tenho que bolar um esticador de correntes pois no final do curso ela fica muito bamba chegando a cair algumas vezes.

Não reparem no cachorro do vizinho latindo ao fundo, kkkkkkkk, pensei até em remover o áudio, mas isso tiraria alguma informação do vídeo que pode interessar a alguém, então deixei sem alterações.

Os motores são ótimos e dão bastante agilidade ao simulador, testei com meia carga, ou seja 45kg, mas ele foi projetado para trabalhar com 90kg, então a velocidade deve cair um pouquinho.

Para este teste eu utilizei a AMC 1.5 com a ponte H, a AMC 1.5 pode estar obsoleta, mas para este teste funcionaou bem enquanto eu não construo a AMC 1.6.

Abraço a todos
Everton
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times

Postby adrianovrm » Thu 29. Aug 2013, 04:17

Caro bruno, vou preparar os links para download, meu programa completo já tem quase 800 linhas e o pid , algoritmo,PID em si, é pequeno. É o padrão que podemos achar em buscar na web, uso um deadzone de 12 pontos de potenciometro , como sabes o curso máximo do pot no arduino é 0 a 1023 posicoes, então é um erro de 1 %, imperceptível. mas há diversas proteções que não permitem que o pot exceda o curso.o simluador do ton também está top, está na hora de brincar mesmo hein.
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Thu 29. Aug 2013, 04:22

outra, estou estudando para fazer com mototes trifasicos e inversões - VFD, vi que há modelos de VFD(pontes H microprocessadas para motores AC) que aceitam comando seriais, ai amigo, é mamão com açucar para implementar, basta saber os comandos aceitos pelo VFD via serial e submeter via arduino , os motores trifasicos são brutais, ai a bricadeirta pega fogo, e nem são caros, Os motores, na faixa de 400 reais cada, só preciso de 2 motores, o problema é mais os VFD, mais 500 reais cada. será o projeto para o próximo ano, agora devo terminar e brincar um pouco com o atual, devo terminar até novembro
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby MauroM3 » Fri 30. Aug 2013, 00:50

Adriano,

Também tem os inversores de frequência com entrada PWM, ai tu podes ligar direto na saída digital de pulsos do Arduino. É mais fácil ainda. Esta é a minha ideia para o próximo ano.
Abs.
MauroM3

Has thanked: 1 time

PreviousNext

Return to Portuguese