Zeca, Reinaldo, o negocio tá bombando, hehehe, to muito animado com nossos papos e eles estão gerando ótimos frutos, meu cérebro tá fritando aqui, para conseguir desenvolver uma linha de tópicos que sejam factíveis para o Zeca tabular posteriormente, e o negocio tá fluindo, hehehe.
Devemos ter cuidado quanto ao engessamento da informações para uma unica plataforma de controle, as conversar do Bruno e do Zeca, me mostraram que existe um universo muito maior de hardwares de controle para o X-SIM, eu me aprofundei nas placas do Thanos, negligenciando as outras, e isso, não pode ocorrer com esta nossa nossa proposta de informar sobre as possibilidades. Até o final desta semana que vem, quero ver se consigo publicar alguns "tópicos base" que ajudarão o Zeca a tabular tudo com mais facilidade. Mas justiça seja feita, as placas do Thanos, são as mais fáceis de se conseguir peças aqui no Brasil, mesmo nós termos que faze-las por nós mesmos, ainda é a melhor opção ao meu ver, e é por isso que eu as acho geniais.
O interessaste é que, nossos tópicos em língua portuguesa, com todas estas trocas de ideias, estão ficando muito mais organizados para consultas futuras, do que os em espanhol e alemão, não que eles estejam errados, longe de mim julga-los, mas suas perguntas avulsas, sem nenhuma ordem hierárquica, dificultam o entendimento do todo para consultas futuras.
Reinaldo, depois que iniciarmos os "tópicos base", acredito que a compreensão dos caminhos a seguir, vão ficar menos confusos, o que posso te passar agora de bate pronto é a minha experiencia, vamos então para minha receita de bolo para um simulador:
1 -
PC potente - Uso: Rodar o Simulador de corridas ou de voo que vai gerar as saídas da reações físicas do carro ou avião, também roda o X-SIM Extractor.
2 -
Conexão a internet - Uso: Deixar o simulador de corridas online para a participação nas corridas com outro pilotos espalhados pelo mundo e fazer login no X-SIM Extractor.
3 -
Conexão com um Pc lento - Uso: passar dados do X-SIM Extractor para o X-SIM Converter.
4 -
Joystike: manches ou volantes. Uso: controlar as maquinas no simulador de corrida o voo.
5 -
PC lento - Uso: Rodar o X-SIM Converter, este software receberá os dados do Extractor, criando a informação que será passada via usb, ao hardware de controle, o Thanos AMC1.6, responsável pelo acionamento dos motores.
6 -
Cabo USB - Uso: conexão PC lento com o hardware de controle.
7 -
Thanos AMC1.6 - Uso: Converte as informações vindas do X-SIM Converter em acionamento para os motores elétricos de corrente continua, através de seu CI dedicado(ATMEGA644-20PU), que simplificando, emite basicamente 2 sinais para a ponte h, o primeiro é o PWM ou
Pulse Width Modulation (Modulação de largura de pulso) que controla a velocidade e potencia do motor, o segundo é Fluxo da Corrente que controla a inversões de corrente na ponte h.
8 -
Conexão Thanos AMC1.6 + sensores de posicionamento + Parte mecânica do simulador. - Uso: Informar a posição atual da parte mecânica do simulador em X e Y, propiciando ao AMC1.6, fazer as correções necessárias nos motores, tendo como base os dados impostos pelo X-SIM Converter.
8 -
Conexão Thanos AMC1.6 + Thanos DSMhB 1.2b. - Uso: Fluxo de comandos do AMC1.6 para o acionamento dos motes pela DSMhB 1.2b.
9 -
Ponte H Thanos DSMhB 1.2b. - Uso: A ponte h é a responsável pela ligação entre os motores, a fonte de alimentação dos motores e seu comando. Com ela, os comandos da AMC1.6, podem aumentar e diminuir os giros do motor, bem como muda-los da esquerda para a direita e vice versa. Isso é feito com chaves chamadas transistores, um transistor de grande potencia, ou bombadão hehehe, é chamado MOSFET, vamos usar muitos destes tipos na DSMhB 1.2b. O termo ponte H é derivado de dois fios, "I I", um negativo outro positivo, mas se vc coloca um "-" entre eles, vc pode mudar o sentido da corrente "H", hehe.
10-
Conexão fonte de alimentação dos motores + Thanos DSMhB 1.2b - Uso: Para se mover motores com grande correntes, precisa-se de grandes fontes correntes para controla-los, baterias ou fontes baseadas em transformadores de corrente alternada para corrente continua, tanto faz. A ponte h chaveia fluxos de corrente entre a fonte e o motor fazendo o funcionar em diferentes velocidades e invertendo a rotação do eixo.
11-
Thanos DSMhB 1.2b + Motores - Uso: Acho que aqui já deu para sacar o que esta conexão faz, hehehe, então vamos ser poéticos; Com a força impulsionada da ponte H, move-se os motores que jogam o homem e seu simulador de um lado para o outro, o sorriso e a emoção, daquele rosto com êxtase infantil, joga-o em um mundo fatanisco, que foi construído por ele com seu próprio esforço, e com ajuda de tantas almas que compartilham do amor pela velocidade e a simulação, segura esta emoção em teu coração homem, passe-a a diante, tamanha informação, para que está, também possa ajudar a tantos outros que também almejam trilhar nossos caminhos rumo à simulação.
12-
Motores + Parte mecânica do simulador. Uso: se divertir!
Aqui tem um esquema feito pelo Thanos que pode exemplificar a interação entre sensores, Thanos AMC1.6 (na foto ainda consta a v1.5 mas o principio é o mesmo), ponte h, motores e fonte;

amc1_5_DSMhb1_2_wiper_motors_wiring_thumbnail.jpg (359.87 KiB) Viewed 9107 times
Desculpe se me alonguei.
Abrações a todos.
Everton
The myth always limits infinity.