[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby sanmarcelllo » Sun 25. May 2014, 08:16

André Felipe, boa noite.

Seu projeto vai ficar muito bacana, gosto de dois tipos de jogos de simulação corrida e avião, para o modelos de avião seria interessante os de 2dof que gire 360° nos dois eixos e para carros o 6dof acredito que seja uma boa opção, porém para avião o 6dof já não ajudaria muito, pois faltaria os loops da vida! rs Estou começando bem devagarinho o meu projeto de um que 2dof gire 360°, queria fazer no mesmo estilo do seu mas ao invês de um cockpit de carro ter de um avião!

Mas isso é muito mais complicado então algo mais parecido com o dos irmão Sffair os bsmotion FX 360 ou Flymotion.

Pensei em utilizar os servo motores industriais que já possuem os encoders mais redutores VF, para movimentos mais precisos para uma boa simulação, mas os custo dos mesmo é muito elevado em comparação dos motores AC, mas como eu disse em outro tópico queria dimensionar qual seria o tipo de motor (torque) e redução ideal para movimentar o meu simulador, mas só que para isso precisaria pelo menos de ter base do peso de toda a estrutura para se ter noção sobre estas informações.

Essa é minha maquete! Estou tendo uns probleminhas no uso da HB moto monster, pois na DSMHB 1.2 ela roda de boa, mas com a moto monster ela não esta rodando conforme o x-sim, tenho que verificar os códigos do programa do arduino ou o porque só com a moto monster não tenho resposta do jogo com a maquete além de acertar o feedback, vou usar sensor hall apesar que estava pensando em usar encoder de impressora.

Projeto.wmv [ 2.12 MiB | Viewed 3900 times ]

Sobre os pinos do arduino 0-RX e 1-TX são para comunicação, por isso não podem ser usados também não conheço nada, mas estou estudando fazendo alguns cursos pelo youtube!

http://motionsim.blogspot.com.br/p/projects.html AMC 1280 USB você já deve conhecer esse material.

Bom André Felipe você é de onde? Sou do grande ABC grande São Paulo.

Abraço
sanmarcelllo

Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Postby sanmarcelllo » Sun 25. May 2014, 08:23

adrianovrm wrote:Bom Dia !

Marcello , não use PVC, Acho qiue ligas de alumínio estrutural (Não reforçado é a melhor pedida em termos de montagem/facilidade). e no fórum já vi que tem links para compra de perfis, mas vc vai ter de procurar nestas 40 páginas, não sei onde está

André, Acho que a inversão dos motores AC , deve possuir , obroigatoriamente um inversor de frequencia e o motor deve ser trifásico. nunco trabalhei com motores AC SERVO, nem sabia que existiam, devem ser bem caros ! quanto custa um ?
SObre a comunicação com o x-sim , é fácil , vou ver se monto um vídeo de como configurar, só que na outra ponta tem que ter um microcontrolador para receber os dados, e comandar os motores , certo ! Qual plataforma está usando ? microcontroladores ?

ps: estou começando a estudar para controlar motores AC também , então podemos trocar idéias aqui , eu já sei como elevar os níveis de tensão do arduino para comandar um inversor , só não comprei ainda o motor com redução, estou procurando ! pode me ajudar nisto também ?

Adriano, bom dia!

Fala a verdade não queria mesmo montar com tubos de pvc até mesmo porque sou meio pesadinho! rs e não ficaria algo muito confiável...... queria mesmo para saber as dimensões das partes do Joyrider.

Pensei em montar com perfis de alumínio estruturado mesmo, encontrei os contatos que o pessoal do forum comentou, mas tem uns que eles só vendem peças com cortes limitados a 700mm, com preço muito bom perto dos novos.

Valeu abraço
sanmarcelllo

Postby andrefelipe » Sun 25. May 2014, 17:11

Fala Marcelo blz ? cara eu estou no ABC também em são bernardo e vc ? vou fazer também o de 2dof com loop mais depois do 6dof, depois que resolvermos este programa para o arduino controlar motores de passo fica muito fácil fazer qualquer um, realmente o servos motores são muito caros mais posso comprar motores de passo com um ótimo preço, pra vc ter ideia para fazer o 2dof com motores de passo de 100kgf mais redutores de 10:1 o que vai gerar 800kgf de torque em cada motor ( bem mais que o suficiente ) com uma rotação de 100rpm o que também e demais, a motorização sairia comigo em media 2000mil reais, o que e um custo bom para este tipo de simulador, agora para o sistema de cadeiras vai ficar muito mais em conta do que comprar os Scn5. vc manja de arduino ? podemos nos juntar com o adriano que já venho conversando e acertarmos estas configurações o que acha ?
estes controles de PWM que o pessoal tem usado eu acho muito fracos, depois que gastar um grana considerável e o simulador não ficar perfeito eu acho muito ruim. então vamos elaborar um sistema de controle do arduino que possamos utilizar com praticamente qualquer motor de movimentação industrial, ai todos poderão analizar quais as melhores opções de preço para seus simuladores, fora que fazendo isso vamos transformar o sistema em padrão de automação o que vai possibilitar também as pessoas de fabricarem seu próprios drivers de motores de passo( que vc encontra projetos aos monte na internet )

Podemos marcar de nos encontrar para fazermos este trabalho o que acha ?

E Ai Adriano ? topa fazer essa empreitada ?
andrefelipe

Been thanked: 0 time

Postby andrefelipe » Sun 25. May 2014, 17:16

Marcelo agora que eu vi. cara como vc esta aqui perto não se preocupe com o projeto da mecânica tenho tudo aqui para fazermos com tubos de aço que são muito mais baratos, ai a gente monta logo os 3 de uma vez, montamos dois de 2dof com loop e 1 6dof com servos motores e meu cockpit de formula 1. a parte mecânica para mim e muito simples provavelmente poderemos fazer tudo em 2 dias. mas temos que acertar o arduino primeiro antes de gastarmos com as estruturas, pra vc ter ideia cada 2dof vamos gastar em media na estrutura uns 800 reais
andrefelipe

Postby sanmarcelllo » Sun 25. May 2014, 19:16

andrefelipe wrote:Marcelo agora que eu vi. cara como vc esta aqui perto não se preocupe com o projeto da mecânica tenho tudo aqui para fazermos com tubos de aço que são muito mais baratos, ai a gente monta logo os 3 de uma vez, montamos dois de 2dof com loop e 1 6dof com servos motores e meu cockpit de formula 1. a parte mecânica para mim e muito simples provavelmente poderemos fazer tudo em 2 dias. mas temos que acertar o arduino primeiro antes de gastarmos com as estruturas, pra vc ter ideia cada 2dof vamos gastar em media na estrutura uns 800 reais

André, boa tarde.

Sou de santo andré Jardim Marek, próximo ao Atrium shopping, mas trabalho na vila paulicéia próximo do centro comercial, estamos muito próximos mesmo de que bairro você é?

Também estou conversando com o Adriano pois ele tem grande conhecimento no x-sim! Eu não conheço nada sobre arduino sou um leigo nessa área estou lendo tutoriais e fazendo o que consigo como muitos no x-sim, estou vendo vídeo aulas de programação em arduino mas estou no começo.

Trabalho em uma empresa onde construimos máquinas também porém sou da Segurança do Trabalho e não da automação, mas fico na mesma sala de quem monta toda a eletrônica das mesmas, onde as vezes trocamos algumas ideias sobre o assunto.

Mas vamos ver sim de bater um papo e trocar umas figurinhas tem e-mail?.

Abraço
sanmarcelllo

Postby minhava » Mon 26. May 2014, 13:11

Galera, estou começando a construir o meu 2DOF (Thanos) em PVC e quero usar o Arduino também. Alguem sabe me dizer qual as dimensões dos tubos?

ps: Sou de santo andré... ali no Marajoara, proximo ao Atrium também!

sanmarcelllo wrote:
andrefelipe wrote:Marcelo agora que eu vi. cara como vc esta aqui perto não se preocupe com o projeto da mecânica tenho tudo aqui para fazermos com tubos de aço que são muito mais baratos, ai a gente monta logo os 3 de uma vez, montamos dois de 2dof com loop e 1 6dof com servos motores e meu cockpit de formula 1. a parte mecânica para mim e muito simples provavelmente poderemos fazer tudo em 2 dias. mas temos que acertar o arduino primeiro antes de gastarmos com as estruturas, pra vc ter ideia cada 2dof vamos gastar em media na estrutura uns 800 reais

André, boa tarde.

Sou de santo andré Jardim Marek, próximo ao Atrium shopping, mas trabalho na vila paulicéia próximo do centro comercial, estamos muito próximos mesmo de que bairro você é?

Também estou conversando com o Adriano pois ele tem grande conhecimento no x-sim! Eu não conheço nada sobre arduino sou um leigo nessa área estou lendo tutoriais e fazendo o que consigo como muitos no x-sim, estou vendo vídeo aulas de programação em arduino mas estou no começo.

Trabalho em uma empresa onde construimos máquinas também porém sou da Segurança do Trabalho e não da automação, mas fico na mesma sala de quem monta toda a eletrônica das mesmas, onde as vezes trocamos algumas ideias sobre o assunto.

Mas vamos ver sim de bater um papo e trocar umas figurinhas tem e-mail?.

Abraço
minhava

Postby sanmarcelllo » Mon 26. May 2014, 14:01

minhava wrote:Galera, estou começando a construir o meu 2DOF (Thanos) em PVC e quero usar o Arduino também. Alguem sabe me dizer qual as dimensões dos tubos?

ps: Sou de santo andré... ali no Marajoara, proximo ao Atrium também!

Bom dia,

Então sou seu vizinho....rsrs moro do lado do centre ville na martin luther king.

Então sobre o joyrider eu perguntei anteriormente se tinham algum DIY com os passo a passo aqui no forum, até mesmo pq não encontrei nada para saber como seriam as dimensões e etc. mas tenho esse material que peguei em outro forum sobre simuladores, mas quando chegar em caso eu te passo as medidas dos tubos de pvc, agora o passo a passo da construção já é outra história.

Abraço
sanmarcelllo

Postby andrefelipe » Mon 26. May 2014, 16:46

Fala Marcelo cara estamos perto mesmo estou no rudge ramos, perto da pauliceia av caminho do mar, e so precisamos acertar o esquema do arduino, o adrino vai nos ajudar nessa, vamos ver de se trombar sim ve ai qual o melhor dia pra vc e me fala ok ?

minhava cara os planos do PVC estão aqui e custam 15 dólares eu não comprei mais não acho difícil comprar, aqui tem dois sites onde vc pode ver bem como e ok ? da uma olhada ai e depois comenta pra gente !
http://www.acesim.com/plans.html
http://www.instructables.com/id/Arduino ... /?ALLSTEPS
andrefelipe

Postby minhava » Mon 26. May 2014, 17:26

andrefelipe wrote:Fala Marcelo cara estamos perto mesmo estou no rudge ramos, perto da pauliceia av caminho do mar, e so precisamos acertar o esquema do arduino, o adrino vai nos ajudar nessa, vamos ver de se trombar sim ve ai qual o melhor dia pra vc e me fala ok ?

minhava cara os planos do PVC estão aqui e custam 15 dólares eu não comprei mais não acho difícil comprar, aqui tem dois sites onde vc pode ver bem como e ok ? da uma olhada ai e depois comenta pra gente !
http://www.acesim.com/plans.html
http://www.instructables.com/id/Arduino ... /?ALLSTEPS

@andrefelipe
valeu ai pela dica, estamos todos proximos hehehe. ja trabalhei ali na av. novo horizonte. Sobre os planos por 15 dolares, eu ja havia encontrado, mas como o orçamento esta aperdado, de onde eu conseguiur cortar custos melhor hehehe

@sanmarcelllo
Sei bem onde fica sim... se puder me mandar as medidas depois agradeço... eu achei aqui no Forum mesmo algumas dimensões na parte em inglês.

meus e-mails:
dih.minhava@gmail.com
minhava@ig.com.br

Vou construir com alguns motores Yaskawa e Arduino. Preciso entregar esse projetinho até final de Outubro!! to ferrado!!
minhava

Postby adrianovrm » Mon 26. May 2014, 20:33

Opa, Boa Andre e MArcelo,

André, vou tentar ajudar sim, mas primeiro eu mesmo preciso aprender sobre a mecanica de controle para nao fazer um programa que não , ou mesmo que quebre seus atuadores , ok ? vou montar inicialmente um programa simples para fazer seu motor parar , subir e descer e depois ir para a posição central, mas vc precisa ter um dos kit montados e preparados , depois quando funcionar passamos ao passo de desenvolver o programa, faça um desenho de visao superior , geometria de posicionamento do teu 6 dof, por favor, para que eu possa imaginar quais motores acionar para gerar determinado movimento , sem forçar ou quebrar os outros motores, sincronismo é fundamental aqui ! e vai me dar trabalho, estou tambem construindo um volante feedback ,esperando um kit de testes que um colega de desenvolvimento mecanico mandou pra mim desenvolver a programação, e fazendo a comunicação wireless entres arduinos para fazer o controle dos motores sem fio, então temos um bocado de trabalho que vai sendo feirto a conta gotas, vou fazer um programa de teste para um dos teu motores, recebendo dados do arduino via z-sim ok ? está bom pra vc ? pra começar...
adrianovrm
X-Sim Supporter

PreviousNext

Return to Portuguese