[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby adrianovrm » Mon 26. May 2014, 20:37

cara andre,

que maquete legal,

me vende uma ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Postby andrefelipe » Mon 26. May 2014, 22:17

Opa Fala Adriano ok pode fazer do jeito que vc achar melhor, vou prepara os desenho hoje ainda e já te mando, quanto a quebrar os atuadores não se preocupe porque vamos fazendo os teste fora da estrutura e vendo se os motores estão respondendo bem ai vamos para a parte mecânica, quanto ao seu volante se precisar posso fazer qualquer peça aqui com meu centro de usinagem e so falar o que vc precisa, encontrei um code para o arduino que pode nos ajudar e para uma plataforma Stewart, e ele já esta todo programado para trabalhar com motores de passo. quanto a foto não e uma maquete não hehehe e em tamanho real, quando quiser podemos ver para tirar os moldes e fabricar outras ok ? vou colocar alguns que encontrei ai para termos por onde começar da uma olhada e me diz o que vc acha ok ?

Galera do ABC oque vc acham de marca um encontro em algum lugar para trocarmos umas ideias dos projetos ?
Attachments
RotaryStewartPlatform2-master.zip
(49.99 KiB) Downloaded 511 times
RotaryStewartPlatform-master.zip
(13.55 KiB) Downloaded 513 times
andrefelipe

Been thanked: 0 time

Postby adrianovrm » Mon 26. May 2014, 22:30

um ok, baixei os códigos, vou dar uma estudada neles
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby andrefelipe » Mon 26. May 2014, 23:09

eu acho que este é o caminho, encontrei aqui no fórum um cara que também fez o sistema com servo motores, não sei o que ele esta usando pra controla da uma olhada também.

viewtopic.php?f=3&t=1396&p=11762&hilit=stewart+platform+plugin#p11762

e exatamente o mesmo sistema que quero criar.
andrefelipe

Postby sanmarcelllo » Mon 26. May 2014, 23:39

andrefelipe wrote:Opa Fala Adriano ok pode fazer do jeito que vc achar melhor, vou prepara os desenho hoje ainda e já te mando, quanto a quebrar os atuadores não se preocupe porque vamos fazendo os teste fora da estrutura e vendo se os motores estão respondendo bem ai vamos para a parte mecânica, quanto ao seu volante se precisar posso fazer qualquer peça aqui com meu centro de usinagem e so falar o que vc precisa, encontrei um code para o arduino que pode nos ajudar e para uma plataforma Stewart, e ele já esta todo programado para trabalhar com motores de passo. quanto a foto não e uma maquete não hehehe e em tamanho real, quando quiser podemos ver para tirar os moldes e fabricar outras ok ? vou colocar alguns que encontrei ai para termos por onde começar da uma olhada e me diz o que vc acha ok ?

Galera do ABC oque vc acham de marca um encontro em algum lugar para trocarmos umas ideias dos projetos ?

André, boa noite! eu tenho disponibilidade durante horário de administrativo (mas preciso saber 1 dia com antecedência) ou depois a noite, o lugar tanto faz pode ser em qqr lugar ou até mesmo no seu serviço se puder é lógico.

Desculpe pela minha santa ignorância! rsrsrs, mas com CLP você não consegue controlar os servos ou seria mais difícil, a comunicação converter com o CLP?
sanmarcelllo

Postby andrefelipe » Tue 27. May 2014, 01:15

fala Marcelo blz ? cara acho que quinta feira seria legal o que acha ?

então com certeza daria pra fazer com CLP o problema esta na comunicação mesmo, pelo que tenho visto eu acho que o caminho mais simples vai ser usar o arduino como interface, pelo menos já existe bastante informações sobre o arduino, eu tenho vários modelos de controladoras para 6 eixos, e todas com um custo super baixo, mas também não consegui fazer nenhuma funcionar direito pela porta LPT1, ainda estou tentando descobrir como programar o arduino mega2650 acredito que so ele já faria com que tenhamos todos os recursos necessárias pra controlar até um 9dof. isso vai facilitar muito a vida das pessoas que querem fabricar seus próprio simuladores, vamos tornar toda a parte eletrônica muito simples e barata de montar !

alguém tem o plugin do thanos ? também não encontrei informações se ele esta usando um arduino alguém sabe ?
andrefelipe

Postby sanmarcelllo » Tue 27. May 2014, 02:01

minhava wrote:
andrefelipe wrote:Fala Marcelo cara estamos perto mesmo estou no rudge ramos, perto da pauliceia av caminho do mar, e so precisamos acertar o esquema do arduino, o adrino vai nos ajudar nessa, vamos ver de se trombar sim ve ai qual o melhor dia pra vc e me fala ok ?

minhava cara os planos do PVC estão aqui e custam 15 dólares eu não comprei mais não acho difícil comprar, aqui tem dois sites onde vc pode ver bem como e ok ? da uma olhada ai e depois comenta pra gente !
http://www.acesim.com/plans.html
http://www.instructables.com/id/Arduino ... /?ALLSTEPS

@andrefelipe
valeu ai pela dica, estamos todos proximos hehehe. ja trabalhei ali na av. novo horizonte. Sobre os planos por 15 dolares, eu ja havia encontrado, mas como o orçamento esta aperdado, de onde eu conseguiur cortar custos melhor hehehe

@sanmarcelllo
Sei bem onde fica sim... se puder me mandar as medidas depois agradeço... eu achei aqui no Forum mesmo algumas dimensões na parte em inglês.

meus e-mails:
dih.minhava@gmail.com
minhava@ig.com.br

Vou construir com alguns motores Yaskawa e Arduino. Preciso entregar esse projetinho até final de Outubro!! to ferrado!!

Boa noite!

Então segue o arquivo que eu encontrei que deve ser o mesmo que você mencionou.

Até o começo do ano pensei em fazer com tubos de PVC porém como sou pesadinho não ia dar muito certo e vi que teve um francês que fez o dele com tubos de aço e ficou bem legal, usando a configuração que seria utilizada com tubos de PVC (motores de limpador, potenciometros e etc), ao invés de usar polias ele usa coroas de bicicleta e corrente. segue o link do trabalho do mesmo.

O preço para um de tubos de PVC e o de tubos de aço parece que não mas deve ser o mesmo ou superior os com PVC, pq os tubos mais resistentes são os de água, e são bem mais caros que os de esgoto os de esgoto são mais barato mas tem peças conexções que são mais frágeis. nas minha pesquisas entre copafer e C&C pode sair entre 450 a 900 o de tubo de PVC, lembro foi uma pesquisa que fiz mas pode existir locais mais baratos ai vai de sua vontade e quanto você quer gastar! Se estiver com pressa pelo projeto a minha maquete não serve?

Ela tem um arduino mais uma DSMHB 1.2 (que eu mesmo montei) como motores de 24 volts (só que estão alimentados com fonte de 12v), só temos que acertar os potenciometros, pois tenho um encoder de impressora que vou testar pra ver se da certa na maquete ou usar sensores de efeito hall que permitem giros livres também para acertar o feedback, caso precise colocamos os potenciometros de precisão multivoltas e é só apresentar que já esta pronta.

Abraços
sanmarcelllo

Postby sanmarcelllo » Tue 27. May 2014, 02:17

andrefelipe wrote:fala Marcelo blz ? cara acho que quinta feira seria legal o que acha ?

então com certeza daria pra fazer com CLP o problema esta na comunicação mesmo, pelo que tenho visto eu acho que o caminho mais simples vai ser usar o arduino como interface, pelo menos já existe bastante informações sobre o arduino, eu tenho vários modelos de controladoras para 6 eixos, e todas com um custo super baixo, mas também não consegui fazer nenhuma funcionar direito pela porta LPT1, ainda estou tentando descobrir como programar o arduino mega2650 acredito que so ele já faria com que tenhamos todos os recursos necessárias pra controlar até um 9dof. isso vai facilitar muito a vida das pessoas que querem fabricar seus próprio simuladores, vamos tornar toda a parte eletrônica muito simples e barata de montar !

alguém tem o plugin do thanos ? também não encontrei informações se ele esta usando um arduino alguém sabe ?

Blz! então pode ser qual horário e onde?

Se eu não me engano, plugin do thanos para o 6dof, é fácil de encontrar porém acredito que ele não use o arduino ele usa somente as placas que ele desenvolveu, AMC1.5 e 1.6 e a AMC1280USB e sobre a construção destas placas acredito que ele não disponibilizou os arquivos como para AMC 1.5 e 1.6, vou pesquisar sobre este assunto e logo mais posiciono vocês.

Abraço.
sanmarcelllo

Postby adrianovrm » Tue 27. May 2014, 02:44

Senhores

Será que não vale uma conversa direta com o próprio thanos ? Com um manual e ajuda dele mais importação das peças , acho q em 1 a 2 meses , tempo da importação o sim estaria funcionando , mas se quiser optar por arduino , é mais barato , mas vai dar uma dor de cabeça , para montar o controlador , uma pesquisa aqui , outra ali e vamos fechando o círculo , o código que vc passou é bem legal , dá uma idéia da coisa , sobre aquele cinema 5d , não é por ali a saída não.. quanto de custa o motor + controlador de princípio de mesmo funcionamento mas de baixa potência pata que eu possa desenvolver o funcionamento ? Tem kit barato , tipo 400 reias ??
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby andrefelipe » Tue 27. May 2014, 03:52

Marcelão quarta feira 2 horas na minha empresa o que acha ? cara podemos fazer de tubos sim na verdade eu acredito que vai ficar muito mais barato que 900 reais, eu tenho solda mig e todas as outras ferramentas que vamos precisar sem crise, e como falei tenho um preço muito diferenciado com fornecedores o projeto para ele e muito fácil de fazer isso e fácil só temos que ver o tamanho que vcs vão querer, se puder tras tudo que vc tem e vamos fazer uns testes.

Adriano, sim existe modelos mais baratos pra fazermos os simuladores, mas antes de vc gastar qualquer quantia para testarmos o sistema podemos utilizar simples motores de passo, pode ser motor de passo de impressora vc so vai precisar dos drivers de controle, que podem ser polulu para arduino ou mesmo na net tem muitos esquemas para driver de motores de passo unipolar ou bipolar, na maioria dos casos os motores podem ser ligados com as duas ligações basta vc ver no datasheet do motor. com estes sinais saindo do arduino podemos ligar quais quer motores com o sitema PULSO E DIR, dos mais fracos de 0,5kgf sem limitas para os maiores. vejo muito gente do mundo todo aqui no fórum com o problema para alimentar os motores, isso vai dar a possibilidade e escolhermos o que melhor cabe em nossos bolsos, aqui na empresa tenho motores de passo de 15kgf, 32kgf, 52kgf, 100kgf e o servos que são de 750w 7.2Nm. assim poderemos testar todos os tipos de motores para sabermos qual os resultados reais pra galera, tambem acho melhor falar direto com o thanos, mas tentei algumas vezes e não consegui, ele também esta trabalhando com um sistema que consume muita energia, por que ligar 6 motores trifásicos com inversores não me parece que a conta de luz vai ficar barata, com os servos motores e motores de passo usaremos uma única fonte que tem um custo relativamente baixo, fácil de achar e consome o mesmo que um pc ( pc bacana ).

para vc ter ideia basta entrar no MercadoLivre ou ebay e dar uma olhada nos custos de drives de motor de passo. então vamos para o lado do arduino mesmo que assim matamos de vez todas as duvidas e problemas de que esta querendo montar um simulador, porque se o programa estiver funcionando basta o cara configurar para quantos eixos ele quiser e escolher a melhor opção entre motor de passo ,driver e fonte ou servo motor.

imagino que seja complicado mas bola pra frente ! estes códigos que achei são exatamente para controlar a plataforma de Stewart com motores de passo, como te falei não entendo nada mais acho que eles facilitam um pouco.

da uma olhada no link

https://www.marginallyclever.com/shop/s ... latform-v2

esta placa que ele esta usando e um arduino modificado para receber 6 drivers direto so isso.

este links aqui são legais também ajuda muito.

https://learn.adafruit.com/adafruit-ard ... per-motors

http://hackaday.com/2013/09/18/stewart- ... t-have-to/

https://www.marginallyclever.com/blog/2 ... cess-beta/

ve o que acha

ate galera
andrefelipe

PreviousNext

Return to Portuguese