[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby minhava » Fri 30. May 2014, 17:18

sanmarcelllo wrote:
andrefelipe wrote:Minhava cara numa boa com mil reais vai ficar complicado, por que mesmo se vc for fazer de tubos de PVC vc vai gastar uns 800 reais so de tubos, depois vem todo o resto. o do francês e todo calandrado e soldado com catraca e coroas de bicicleta, so de tubos tem 480 reais, mais todo o serviço de calandra cortar soldar e alinha, fora rolamentos potenciômetros ponte-H controlador, cabos, motores, mancais, eixos enfim e bastante peça, se seu recurso esta limitado acredito que o 2dof de banco sera bem melhor !!

Marcelo : ta osso !! kkk hoje acabei ficando na correia também, na verdade o fone la na firma e uma merda !! então quando for assim da uma insistida que le pega no tranco kkkkk
Sim são duas maquetes completas ! e cara com as ferramentas e tudo mais fácil e mais rápido também !

Cara e pra caramba !!! kkkkkk vc tem que ver direitinho o quanto o redutor suporta de torque para ele não estourar na inversão dos sentidos de giro, mais ai vc esta pra praticamente matando o servo motor, por que ele não vai fazer força nenhuma, ai pinta outros problemas com a redução :

primeiro problema : alta rotação de entrada e baixa de saída isso esquenta demasiadamente o redutor e é provável que ele não aguente, então aconselharia vc utilizar um redutor de no máximo 10:1 e mesmo assim ainda e muito.

segundo problema e que a rotação da saído do redutor acaba ficando em 27,77 rpm o que eu acho que é uma resposta muito lenta para a física dos jogos ! ( no caso de zebras, buracos da pista, batidas e solavancos )

o terceiro problema e a folga que existe em todos os redutores, essa folga junto com a inercia e o peso facilitam muito a quebra das engrenagem do redutor.

imagina assim se vc tem um servo de 7.2Nm, na saída do redutor o torque vai ser de aproximadamente 648Nm que vai dar 66 metro quilograma força, oque e extremamente absurdo para o que estamos fazendo. então como o torque e alto o redutor tem que ser bem robusto para não quebrar saco ? o ideal e conversar com o fabricante do redutor calcular a inercia do giro da estrutura com um peso de 120 kilos e ver o que ele recomenda.

o sistema de fusos de esfera por outro lado apesar de mais trabalhoso, não apresenta folgas, são feitos para trabalhar em alta velocidade e podemos ter um curso bem maior com menos giros do motor, exemplo no meu caso os furos são de 32mm passo 32 o que significa que a volta do motor a castanha anda 32mm exatamente com uma precisao de 0.05mm a cada 300mm, então com 20 voltas do motor a castanha andara 640mm, o que gera uma resposta de 1600mm por segundo ! (ignorantemente rápido sendo que os SCN5 respondem a 400mm segundo ), outro ponto forte e que eles são feitos para trabalhar com carga dinâmica, para este modelo a carga dinâmica de da cada fuso e de 1.8 toneladas, o que no conjunto suportarão 10.8 toneladas.

a questão e assim : exagero ? na verdade não !! pensando do principio que e um simulador extremamente caro eu não quero que ele apresente defeitos muito menos tenhas desgastes nas peças, trabalhando com um folga posso trabalhar som o máximo de velocidade de atuação sem me preocupar com a quebra da estrutura o que possibilita criar situações extremamente reais no simulador, neste caso sera necessário a utilização de cinto de segurança e capacete para que em situações de acidente no jogo o jogador não se machuque. ( retardado ? sim !! e dai ? kkkkkkk).

Claro que pra principiantes não utilizarei a potencia no talo, mais pra mim vai ser bem legal !!!! kkkkk

André,

Pode deixar que insistirei....rs

Então essa configuração que te passei é sobre a configuração que os brasileiros (Sffair), usaram no simulador deles BSmotion, por isso eu perguntei eles importaram os servos alibaba no caso, o meu medo do 360º com motores de passo é que não aguentem o tranco a inércia dos movimentos alterações de sentidos, pois os motores de passo tem precisão mas não torque, mais ou menos isso não é? os servos tem maior confiabilidade e a facilidade de terem os encoders, mas o problema é igual falamos aqui no começo era sobre o custo elevado.

Você viu esse Sim com atuadores de correia ?

https://www.youtube.com/watch?v=cjEy9i8JGYU

https://www.youtube.com/watch?v=U82iHzs2W3Y

Sobre aquela configuração que você passou aqui de motor de passo e redutor será que ela faria o mesmo serviço que os redutores? Mais ainda precisariamos verificar a questão do sensor de feedback encoder acabam saindo caros também! estou com uns de impressora pra testar devem ser bem precisos também mas com um custo bem inferior por volta de R$ 30,00, se derem certo o uso em conjunto também será bom.

Você tem contato com empresas que fornecem anel coletor?

E para o sistema de movimento exemplo para o 2DOF modelo de rolamentos será que precisam ser rolamentos de cargas severas, cônicos, rígido de esferas qual modelo você acharia melhor utilizar?

Agora voltando ao nosso mundo.... vamos tomar como base o X-PID Arduino option 360 º para o 6 DOF certo, motor de passo e potenciômetro para feedback, correto? pra eu estudar em casa a programação e ver o que consigo.

Minhava

O que você tem pra começar o seu trabalho, arduino os motores, R$ 1000,00 o que mais?
- Arduinio Uno R3 (Na multilogica em santo andré uns R$ 89,00 reais original R$ 50,00 pirata mercado livre)
- Você ainda terá o custo com monitor (isso alguém do grupo ou até emprestado você consegue)?
- PC que consiga rodar os dois programas e o jogo (Isso vocês devem ter também no caso um note acima de Dualcore)?
- KIT Volante (já não é todo mundo que tem mas encontra da thurtmaster que é marca boa boa na faixa de R$ 300,00)?
- Potenciometros (uns pot de precisão de 10 k multivoltas por volta de R$ 20 a 25 reais eletrotel)?
- Tubos de PVC como eu disse de água sai por uns 800,00 a 900,00 e esgoto sai bem mais barato mas alguma conexções mais frágeis, mas como vocês querem para trabalho de facu, pra usar uma vez só seja legal, mas duvido que alguém só vá usar uma vez.
- Se fosse usar motor de limpador de para-brisa, são em média R$ 80,00 pelo menos onde eu via cada um
- Bateria ou fonte, essas informações não tenho mas a bateria se for nova em média R$ 200,00
- Banco no ML 150,00 a 200,00 ruinzinho pq os bons passam dos 3 digitos.

Isso foram preços que eu pesquisei a um bom tempo atrás pode ser que tenham mudado (aumentado ou diminuido), mas vamos ai tocar pra frente esse projeto que dou uma força pra você, se até lá eu comprar o kit de volante posso empresta-lo, se não tiver o arduino se quiser empresto também, mas o importante é se divertir inventando e construindo coisas mirabolantes! rsrsrs

Marcelo,

Respondendo:

- Arduinio Uno R3 (Na multilogica em santo andré uns R$ 89,00 reais original R$ 50,00 pirata mercado livre) – Já possuo um Arduino Uno
- Você ainda terá o custo com monitor (isso alguém do grupo ou até emprestado você consegue)? – O Monitor consigo um sem problemas
- PC que consiga rodar os dois programas e o jogo (Isso vocês devem ter também no caso um note acima de Dualcore)? – podemos usar o notebook de alguém mesmo
- KIT Volante (já não é todo mundo que tem mas encontra da thurtmaster que é marca boa boa na faixa de R$ 300,00)? – Caso não consiga emprestado mesmo vou ter que comprar e depois do projeto vender hehe
- Potenciometros (uns pot de precisão de 10 k multivoltas por volta de R$ 20 a 25 reais eletrotel)? – Qual a finalidade do potenciômetro? se não me engano, o motor que temos já da o feedback de posição
- Tubos de PVC como eu disse de água sai por uns 800,00 a 900,00 e esgoto sai bem mais barato mas alguma conexções mais frágeis, mas como vocês querem para trabalho de facu, pra usar uma vez só seja legal, mas duvido que alguém só vá usar uma vez. – Provavelmente optaremos por aço, que é mais barato e ainda vamos conseguir a ajuda pra soldar com alguns amigos do pessoal do meu grupo
- Se fosse usar motor de limpador de para-brisa, são em média R$ 80,00 pelo menos onde eu via cada um – Já temos o motor
- Bateria ou fonte, essas informações não tenho mas a bateria se for nova em média R$ 200,00 – Consigo utilizar energia da tomada convencional? Na feria vão disponibilizar geradores de energia.
- Banco no ML 150,00 a 200,00 ruinzinho pq os bons passam dos 3 digitos. Na faculdade, um grupo ano passado utilizou um banco de plastico, provavelmente vamos reutiliza-lo, como é somente para demonstração, não vamos investir no luxo! rsrs

amanha provavelmente vou me reunir com meu professor orientador para calcular o tamanho ideal dos tubos, e pegar a especificação do motores... passo um feedback aqui.

Muito obrigado mesmo pela ajuda!! Vamos nos conversando pra fazer nossos brinquedos rsrsr
minhava

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby andrefelipe » Sat 31. May 2014, 03:19

FAla Galera !

Minhava : cara sugiro que vcs façam um levantamento exato dos valores para não começar um projeto e depois ter que gastar de mais ok ?
no meu já foram mais de 40mil reais, (mais e um caso a parte )

Marcelo : não cara quanto aos motores passo vc esta enganado, este muito torque sim, mas eles tem uma curva de perca de torque conforme a velocidade, mas só motor direto não aguenta mesmo o motor tem que estar ligado a um redutor, ai voltamos ao calculo que falei antes, mas motores de 100kfg são muito poderosos. a real diferença entre motores de passo e servos e que os servos não perdem torque com a velocidade, não perder posicionamento porque o encoder volta direto para o driver avisando onde o motor esta mecanicamente, e pode chegar a 3000rpm, motores de passo se ele perde passo o driver não tem como saber( e mais ou menos assim, DRIVER/MOTOR diz "" Eu mandei vc andar se não andou problema e seu "") saco ?
os motores de passo os melhores chegam a 2000 rpm, mas ai já com um torque baixo. é realmente o preço dos servos são bastante salgados. eu não aconselho a trazer de fora que pode dar inumeros problemas inclusive com garantia.

Sim já tinha visto mais acho o sistema pouco confiável, encontrei outros na net também com sistema de redução por correias mas ainda prefiro fazer com fusos de esferas que são mais robustos.

com certeza pra vc ter ideia a maioria dos 6dof que o pessoal tem feito os motores são de 1/2CV um motor extremamente fraco pra isso, mas com o sistema de redução o torque sobe extremamente o que sera o mesmo caso do motor de passo, se vc usar um motor de 100kgf e uma redução de 10:1 ele vai ter uns 800kgf as saída do redutor, por isso o redutor tem que ser feito para aguentar pelo menos 1 tonelada, isso para não correr riscos de quebra.

cara nas opções motor de passo e servo motores, não a necessidade de feedback, basta que o arduino esteja programado para mandar o numero certo de pulsos e direção, como são motores inteligentes eles so precisam saber onde é o ponto zero ( o que e feito com uma micro chave)a partir deste momento ele vai saber exatamente o numero de voltas que ele pode dar do inicio até o fim, estes motores não viram descontroladamente como motores AC e DC comuns, ele funcionam por pulso e ângulo, por exemplo : 1 pulso e igual a 0.1 graus no motor entendeu ? ai e so ele mandar o numero de pulsos certos para determinada posição levando em consideração o passo do fuso.

se estiver desta forma não precisaremos de encoder nem de pots. o servo por já conter encoder não perde passo porque o driver com a informação do encoder já o corrige, um motor de passo de 100kgf com um redutor de 10 pra um nunca vai perder passo, e mais fácil estourar o redutor do que para o motor kkkk.

então tudo esta na programação do arduino !!

cara o anel coletor podemos fabricar sem problemas, na verdade acabei de fazer 20 para um cliente, e a coisa mais simples do mundo !! muito fácil mesmo !

Quase certo ! Vamos usar o X-PID, sistema de comunicação PULSO e DIR ( o que já possui um contador de passos, que vai servir para servos motores e motores de passo ), assim já acabamos com vários problemas.

Para vc entenderem um pouco mais de uma olhada neste link, esta maquina esta se movimentando com o mesmo sistema, ela não possui feedback e um motor de passo de 100kgf direto no fuso de de 32mm passo 32, eu estou controlando aleatoriamente somente para mostrar a velocidade de movimentação e um equipamento de 2100X1300mm a 18000mm minuto o que da uma resposta de 300mm segundo, pra mim ainda não e o suficiente, mas a maioria das pessoas do do fórum já achariam muito bom. o numero de pulsos e direção também esta sendo controlado pelo computador em tempo real, a diferença e que quem esta controlando sou eu e não o x-sim, outra diferença e que estou usando uma controladora pela porta LPT1 o que também não consegui fazer com o X-sim, eu acho que pela porta paralela ele não passa este tipo de informação somente abrir e fechar reles.

outro detalhe do vídeo e o sitema de referencia do ponto zero, neste caso eu uso um sensor indutivo para minimizar quebrar pro contato. depois que o Zero e setado, a maquina sabe exatamente onde ela esta, junto com as configurações ele limita o quanto a de curso no eixo não passando dos limetes determinados na configuração.

https://www.youtube.com/watch?v=N4CFKS5cez4
esta e uma maquina que eu fabrico

o principio e alinhar o X-PID para que ao invés de mandar informações em PWM ele mande em pulso e dir sem esperar resposta do feedback !

Minhava : a questão do potenciômetro e o que gera muita confusão, os potenciômetros so precisam existir se o motor for AC ou DC comum, por que ? por estes motores viram descontroladamente com energização, o potenciômetro de feedback fala para o controlador onde o motor esta, então ele junta esta informações e decide como controlar o PWM. e basicamente isso. o PWM só diz para que lado e em qual velocidade o motor deve girar então o feedback fala o quanto ele girou saco ? por isso o POT.

tubos de aço são a melhor opção e ainda aceitam furos com rosca !
cara saiba exatamente qual o motor que vc vai usar, tudo gira em torno deles, todo o sistema e motorização que estamos falando e diferente, Motores AC e DC comuns, motores de passo e servo motores, não esqueça que para todos estes casos vc vai precisar de redutores que custam a partir de 360 reais ok ? já são dois ! todos os vídeos que vc viu tem uma caixa de redução, o pessoal opta por motores de limpadores de parabrisa exatamente por isso, eles já possuem um redutor e tem baixo custo, não adiante ligar o motor direto na corrente que ele não vai girar !! a não ser que vc consiga um servo motor muito, mais muito forte ai não terá problemas, mas este tipo de motor custa em torno de 25mil reais cada um, então acho difícil alguém te emprestar ! confirme as especificações do motor e passe para nos que vamos analizar e falar pra vc o que vc tem que fazer ok ?

fator energia, isso também vai vai da configuração dos motores, ser vc esta usando servos-motores ou motores de passo vc tem que saber qual a alimentação os drivers precisam, eles podem ser alimentados com 110 ou 220 como podem trabalhar com 24,48,60,80 voltes, vc também tem que saber se são drives AC ou DC, se vc ligar errado já era, AC podem ser lidados diretos em trafos e DC precisão de um sistema de retificação ou fontes chaveadas(mais 200 contos).

também são aconselho vc a pegar coisas caras emprestadas sem saber o que esta fazendo, por que são equipamento extremamente sensíveis, e queimam com facilidade, então muito cuidado por que de 1000 pode virar 10000 !( falo por que já queimei muito kkkkk)

blz ? cuidado e boa sorte !

até galera

Marcelão da uma ligada amanha e agente ve se se trombar blz ?

até
andrefelipe

Postby andrefelipe » Sat 31. May 2014, 03:20

caralho puta bíblia !!! kkkkkk vou fazer um blog !!! kkkkkkk
andrefelipe

Postby andrefelipe » Sat 31. May 2014, 03:21

se escreve assim ! imagina o quanto fala !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
andrefelipe

Postby sanmarcelllo » Sat 31. May 2014, 05:45

André,

Você trabalha amanhã também? Vou dar uma saida amanhã lá pelas 10:00 e comprar uns eletrodos ai se você estiver na empresa eu dou uma passada lá!

Esse tipo de máquina também construímos lá, router mas as nossas para nossa necessidade são menores acredito de dois eixos 500 mm..... usamos para cortar\usinar teflon e peek.

Entendi o que você quis dizer de usar um sensor para referenciar o eixo ou posicionamento do mesmo e o mesmo sistema que usamos em nossa máquinas

Você disse que fala pra caramba, mas ainda ficou faltando você responder dos rolamentos! rsrsrsrs

Sobre o anel coletor você viu a minha maquete construi um, depois da uma olhada usei sucata de nylon branco, com uma bucha de cobre de tubulação de aquecedor, cabo manga 8 vias, niple com rosca e etc. rsrsrsrs

Mas blz vamos nos falando....
sanmarcelllo

Been thanked: 1 time

Postby andrefelipe » Sat 31. May 2014, 06:06

fala marcelão da uma ligada pra mim a hora que estiver livre que vou pra la ! sem crise !

kkkk pode cre ! e muita coisa pra pensar !! então cara não vejo muita necessidade de ser modelos muito específicos, o ideal e que tenham contato angular, mais são complicados de instalar, e rolamentos com contatos duplos são muito caros coisa de 180 reais cada um, então acho melhor usarmos rolamentos padrão com um bom tamanho para aguentar a carga mas que sejam baratos, e que também sejam fáceis de achar e trocar.

fico esperando vc me ligar amanha ok ?

até
andrefelipe

Postby andrefelipe » Sat 31. May 2014, 06:08

ops ! esqueci o que vim fazer !

aqui esta um projeto 2 dof bem completo e funcional, apesar de estar configurado para voou e fácil adaptar !

http://grabcad.com/library/2-dof-motion-simulator
andrefelipe

Postby sanmarcelllo » Sat 31. May 2014, 06:27

André da uma olhada nesse projeto......até achei legal poderia até ser 3DOF

Olha o meu coletor ai!
sanmarcelllo

Postby sanmarcelllo » Sun 1. Jun 2014, 01:24

André,

O programa é esse ai "Virtual BreadBoard", porém problema o mesmo pra poder testar ou simular o arduino tem que pagar e é bem carinho, vou ver se encontro um versão craqueada pra usar, tem a versão 4.29 que tem um genérico do arduino que da pra simular, o que eu tenho é o 4.33 e não tem.

Mas vou ver aqui ai qqr coisa eu passo.

Abraço.
sanmarcelllo

Postby andrefelipe » Sun 1. Jun 2014, 03:03

blz vou procurar aqui também !
andrefelipe

PreviousNext