sanmarcelllo wrote:andrefelipe wrote:Minhava cara numa boa com mil reais vai ficar complicado, por que mesmo se vc for fazer de tubos de PVC vc vai gastar uns 800 reais so de tubos, depois vem todo o resto. o do francês e todo calandrado e soldado com catraca e coroas de bicicleta, so de tubos tem 480 reais, mais todo o serviço de calandra cortar soldar e alinha, fora rolamentos potenciômetros ponte-H controlador, cabos, motores, mancais, eixos enfim e bastante peça, se seu recurso esta limitado acredito que o 2dof de banco sera bem melhor !!
Marcelo : ta osso !! kkk hoje acabei ficando na correia também, na verdade o fone la na firma e uma merda !! então quando for assim da uma insistida que le pega no tranco kkkkk
Sim são duas maquetes completas ! e cara com as ferramentas e tudo mais fácil e mais rápido também !
Cara e pra caramba !!! kkkkkk vc tem que ver direitinho o quanto o redutor suporta de torque para ele não estourar na inversão dos sentidos de giro, mais ai vc esta pra praticamente matando o servo motor, por que ele não vai fazer força nenhuma, ai pinta outros problemas com a redução :
primeiro problema : alta rotação de entrada e baixa de saída isso esquenta demasiadamente o redutor e é provável que ele não aguente, então aconselharia vc utilizar um redutor de no máximo 10:1 e mesmo assim ainda e muito.
segundo problema e que a rotação da saído do redutor acaba ficando em 27,77 rpm o que eu acho que é uma resposta muito lenta para a física dos jogos ! ( no caso de zebras, buracos da pista, batidas e solavancos )
o terceiro problema e a folga que existe em todos os redutores, essa folga junto com a inercia e o peso facilitam muito a quebra das engrenagem do redutor.
imagina assim se vc tem um servo de 7.2Nm, na saída do redutor o torque vai ser de aproximadamente 648Nm que vai dar 66 metro quilograma força, oque e extremamente absurdo para o que estamos fazendo. então como o torque e alto o redutor tem que ser bem robusto para não quebrar saco ? o ideal e conversar com o fabricante do redutor calcular a inercia do giro da estrutura com um peso de 120 kilos e ver o que ele recomenda.
o sistema de fusos de esfera por outro lado apesar de mais trabalhoso, não apresenta folgas, são feitos para trabalhar em alta velocidade e podemos ter um curso bem maior com menos giros do motor, exemplo no meu caso os furos são de 32mm passo 32 o que significa que a volta do motor a castanha anda 32mm exatamente com uma precisao de 0.05mm a cada 300mm, então com 20 voltas do motor a castanha andara 640mm, o que gera uma resposta de 1600mm por segundo ! (ignorantemente rápido sendo que os SCN5 respondem a 400mm segundo ), outro ponto forte e que eles são feitos para trabalhar com carga dinâmica, para este modelo a carga dinâmica de da cada fuso e de 1.8 toneladas, o que no conjunto suportarão 10.8 toneladas.
a questão e assim : exagero ? na verdade não !! pensando do principio que e um simulador extremamente caro eu não quero que ele apresente defeitos muito menos tenhas desgastes nas peças, trabalhando com um folga posso trabalhar som o máximo de velocidade de atuação sem me preocupar com a quebra da estrutura o que possibilita criar situações extremamente reais no simulador, neste caso sera necessário a utilização de cinto de segurança e capacete para que em situações de acidente no jogo o jogador não se machuque. ( retardado ? sim !! e dai ? kkkkkkk).
Claro que pra principiantes não utilizarei a potencia no talo, mais pra mim vai ser bem legal !!!! kkkkk
André,
Pode deixar que insistirei....rs
Então essa configuração que te passei é sobre a configuração que os brasileiros (Sffair), usaram no simulador deles BSmotion, por isso eu perguntei eles importaram os servos alibaba no caso, o meu medo do 360º com motores de passo é que não aguentem o tranco a inércia dos movimentos alterações de sentidos, pois os motores de passo tem precisão mas não torque, mais ou menos isso não é? os servos tem maior confiabilidade e a facilidade de terem os encoders, mas o problema é igual falamos aqui no começo era sobre o custo elevado.
Você viu esse Sim com atuadores de correia ?
https://www.youtube.com/watch?v=cjEy9i8JGYU
https://www.youtube.com/watch?v=U82iHzs2W3Y
Sobre aquela configuração que você passou aqui de motor de passo e redutor será que ela faria o mesmo serviço que os redutores? Mais ainda precisariamos verificar a questão do sensor de feedback encoder acabam saindo caros também! estou com uns de impressora pra testar devem ser bem precisos também mas com um custo bem inferior por volta de R$ 30,00, se derem certo o uso em conjunto também será bom.
Você tem contato com empresas que fornecem anel coletor?
E para o sistema de movimento exemplo para o 2DOF modelo de rolamentos será que precisam ser rolamentos de cargas severas, cônicos, rígido de esferas qual modelo você acharia melhor utilizar?
Agora voltando ao nosso mundo.... vamos tomar como base o X-PID Arduino option 360 º para o 6 DOF certo, motor de passo e potenciômetro para feedback, correto? pra eu estudar em casa a programação e ver o que consigo.
Minhava
O que você tem pra começar o seu trabalho, arduino os motores, R$ 1000,00 o que mais?
- Arduinio Uno R3 (Na multilogica em santo andré uns R$ 89,00 reais original R$ 50,00 pirata mercado livre)
- Você ainda terá o custo com monitor (isso alguém do grupo ou até emprestado você consegue)?
- PC que consiga rodar os dois programas e o jogo (Isso vocês devem ter também no caso um note acima de Dualcore)?
- KIT Volante (já não é todo mundo que tem mas encontra da thurtmaster que é marca boa boa na faixa de R$ 300,00)?
- Potenciometros (uns pot de precisão de 10 k multivoltas por volta de R$ 20 a 25 reais eletrotel)?
- Tubos de PVC como eu disse de água sai por uns 800,00 a 900,00 e esgoto sai bem mais barato mas alguma conexções mais frágeis, mas como vocês querem para trabalho de facu, pra usar uma vez só seja legal, mas duvido que alguém só vá usar uma vez.
- Se fosse usar motor de limpador de para-brisa, são em média R$ 80,00 pelo menos onde eu via cada um
- Bateria ou fonte, essas informações não tenho mas a bateria se for nova em média R$ 200,00
- Banco no ML 150,00 a 200,00 ruinzinho pq os bons passam dos 3 digitos.
Isso foram preços que eu pesquisei a um bom tempo atrás pode ser que tenham mudado (aumentado ou diminuido), mas vamos ai tocar pra frente esse projeto que dou uma força pra você, se até lá eu comprar o kit de volante posso empresta-lo, se não tiver o arduino se quiser empresto também, mas o importante é se divertir inventando e construindo coisas mirabolantes! rsrsrs
Marcelo,
Respondendo:
- Arduinio Uno R3 (Na multilogica em santo andré uns R$ 89,00 reais original R$ 50,00 pirata mercado livre) – Já possuo um Arduino Uno
- Você ainda terá o custo com monitor (isso alguém do grupo ou até emprestado você consegue)? – O Monitor consigo um sem problemas
- PC que consiga rodar os dois programas e o jogo (Isso vocês devem ter também no caso um note acima de Dualcore)? – podemos usar o notebook de alguém mesmo
- KIT Volante (já não é todo mundo que tem mas encontra da thurtmaster que é marca boa boa na faixa de R$ 300,00)? – Caso não consiga emprestado mesmo vou ter que comprar e depois do projeto vender hehe
- Potenciometros (uns pot de precisão de 10 k multivoltas por volta de R$ 20 a 25 reais eletrotel)? – Qual a finalidade do potenciômetro? se não me engano, o motor que temos já da o feedback de posição
- Tubos de PVC como eu disse de água sai por uns 800,00 a 900,00 e esgoto sai bem mais barato mas alguma conexções mais frágeis, mas como vocês querem para trabalho de facu, pra usar uma vez só seja legal, mas duvido que alguém só vá usar uma vez. – Provavelmente optaremos por aço, que é mais barato e ainda vamos conseguir a ajuda pra soldar com alguns amigos do pessoal do meu grupo
- Se fosse usar motor de limpador de para-brisa, são em média R$ 80,00 pelo menos onde eu via cada um – Já temos o motor
- Bateria ou fonte, essas informações não tenho mas a bateria se for nova em média R$ 200,00 – Consigo utilizar energia da tomada convencional? Na feria vão disponibilizar geradores de energia.
- Banco no ML 150,00 a 200,00 ruinzinho pq os bons passam dos 3 digitos. – Na faculdade, um grupo ano passado utilizou um banco de plastico, provavelmente vamos reutiliza-lo, como é somente para demonstração, não vamos investir no luxo! rsrs
amanha provavelmente vou me reunir com meu professor orientador para calcular o tamanho ideal dos tubos, e pegar a especificação do motores... passo um feedback aqui.
Muito obrigado mesmo pela ajuda!! Vamos nos conversando pra fazer nossos brinquedos rsrsr