[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby MauroM3 » Thu 22. Oct 2015, 13:10

Bom dia marcossoares,

Na área de download tem um patch que corrige este erro, também tive este problema e Sirnoname me informou que já está disponível para download a correção.

Abs,
Mauro.
MauroM3

Has thanked: 1 time
Been thanked: 0 time

Postby FranciscoJr » Wed 28. Oct 2015, 18:36

Boa tarde a todos.....

Bem, após meses de muita pesquisa e aguardando as peças importadas chegarem (as placas), estou começando a montar o meu simulador.

Hoje espero estar começando a configurar o X-Sim e no máximo um mês ter ele todo concluido.

Em breve postarei imagens do projeto. :mrgreen:
FranciscoJr

Has thanked: 0 time

Postby adrianovrm » Wed 28. Oct 2015, 21:24

Legal, que peças vc comprou ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby rodrigorodrigao » Fri 6. Nov 2015, 06:15

Boa noite galera, peço desde já desculpas por fazer uma pergunta maio que ''atrasada'' mais é porque estou com muita vontade de construir um simulador de corrida 2 dof mais não tenho noção de nada, gostaria de uma luz de vcs. Qual material vou precisar ? gostaria de fazer com o arduino pq eu ja tenho o mesmo kkk.
agradeço desde já a compreensão de todos vcs .
rodrigorodrigao

Postby adrianovrm » Fri 6. Nov 2015, 15:58

O Grupo anda meio parado, Rodrigo, construir um simulador por conta própria , acaba não sendo nada trivial ....
- Há dois caminhos;
1- Vc ir comprar o material do thanos , e tentar descobrir como funciona meio na tentativa e erro e com algum suporte que conseguir dele.
2- Estudar e pesquisar bastante sobre o arduino e sobre os circuitos de potencia que são necessários tanto para mexer com motores DC ou AC, Estudar sobre o algoritmo do PID(Proporcional , Integral, Diferencial) <- fundamental para o controle dos motores , sejam eles AC ou DC. entender como é feita a leitura dos potenciometros, e ainda tem a parte mecânica da coisa , que envolve o torneamento e confecção de algumas peças . Entender alguma coisa de física da força G aplicavel a um piloto também para poder programar para onde mandar os motores, vc fará o firmware de movimentos dos motores conforme os dados que recebe do x-sim... Enfim, DIY é trabalhoso ! Sugiro vc começar com um prototipo pequeno, miniatura, usando servos mg 9g que dipensam potenciometros , faça um programa para over os servos com um maquete feita em madeira, depois passe para a comunicação entre o x-sim e o arduino... Enfim, se vc está no zero... é po onde acho que deva começar , para pegara gosto, enqunto junta a grana para fazer ....
Enfim , vc é de que área ? tem tempo , recursos(dinheiro e pessoas para ajudar ) , paciência e curiosidade de aprender ? Se faltar algua destas coisas, Junte grana e compre um simulador comercial estrangeiro, não sei se tem alguem no nacional vendendo !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby Leandrim » Thu 12. Nov 2015, 17:25

Olá. Estou começando no grupo hoje. Estou com um projeto de simulador de dois eixos, porém os dois com liberdade de girar 360° cada, a estrutura ainda está em projeto 3d, já comprei dois servomotores, dois servodrives e dois redutores. Alguém ai como devo fazer para que o x-sim se comunique com esses servodrives?
Leandrim

Postby adrianovrm » Thu 12. Nov 2015, 21:18

Nossa, coisa top hein, para comunicação direta com x-sim acho que a galera aqui não sabe não. tipo o x-sim entregar para os servos e ler a posição dos motores, eu acredito que o x-sim per si não faça isto e que vc precisaria de um microlador ou clp para interfacear os motores mas vc deve conversar com o usuário do fórum sirnoname e com o thanos, outro usuário master.... é provável que eles possam dar uma luz, Servos Motores industriasis é o que há de top mesmo .... acredito que vc deverá abrir um tópico para seu projeto e mostrar o que tem e como planeja fazer também... A maioria da galera que fe\ seus simuladores aqui usou motores DC dde 24 volts de camihão. os que conseguiram chegar no final, e tem alguns estudando como fazer para controlar motores AC, nisto os gringos estão bem evoluidos, usam inersores VFD , com algum microcontroador controlando PIC ou ARDUINo (ATMEL) .. Mas usando servos industrias não vi ningeum faazer ainda. Principalmente interfaceando direto , sem ajuda de microcontroladores. Nô sei nem se é possível.. Mas estamos aqui para trocar ideias, qual sua experiencia, sabe acionar dos servos legal , por que o controle com o x-sim não é tão dificil .... o simulador será para aviação, porque para carros não tem muito cabimento dar loops, apesar de que se pode simular mais força G... Bem , é isto, sei que nao ajudei muito , mesmo porque servo motores não é minha praia. Mas ao mesnos dei um caminho a seguir.... Nós deixe saber depois se o controle direto , sem clp ou arduino é possivel.. pessoalmnete , temo que não !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby rodrigorodrigao » Tue 17. Nov 2015, 05:08

Adriano boa noite,realmente não é muito fácil fazer com arduino, que materiais são esses do thanos ? onde posso comprar se for o caso.
Desde já agradeço pelas dicas.
rodrigorodrigao

Postby adrianovrm » Tue 17. Nov 2015, 15:47

Bem , Thanos é um dos usuários master deste fórum, ele fábrica e envia peças para o mundo todo , mas costuma demorar para chegar , daí vc tem de quebrar a cabeça para fazer funcionar e ele vai ajudando na medida do possivel , porque muita gente faz pergunta para ele.. Eu não conseguia entender e como sei programar , enfiei a cara no arduino , e para começar fizemos um 2dof com motores de cadeiras de dentistas, motores dde 24 volts com redução 1:45. e pontes H como drivers de potencia , sendo comandadas pelo arduino , o esquema e funções das placas é sempre o mesmo, mudando os componentes, quando flam em drivers polulu, nada mais são que pontes-H comandas pelo Arduino ou outro microcontrolador , este drivers convertem os comandos digitais do arduino em um nivel de tensao medio (velocidade e sentido) pra os motores DC, e lêem a posição dos eixos dos motores através de potenciomentros , em geral conectados precisamente ao eixo dos motores.. a lógica da coisa é igual. Procure mandar um msg privada para o thanos, de qq forma o caminho exige paciencia, paciencia e garimpar.. vc precisa ir estudar , como falei , aqui no forum de portugues, se vc for ler ele do zero , tem toda a informação que precisas para começar, inclusive onde foram compradas as peças para os sismuladores de motores dc com redução ... dê um pesquisada.. sobre o thanos , mande uma msg privada para ele , se for o caso... mas não tem caminho fácil, daí te dou duas opcoes, ou estudar muito e passar de 6 meses a 2 anos fazendo, dependendo da tua grana , por que gasta mesmo... ou comprar um feito , que é muito mais caro , mas já poe pra funcionar na hora. por exemplo , um ponte -H de média para boa Simple-H , com até 25 amperes de corrente continua cust por volta de 70 dolares, 70 x 4 = 280 sem impostos, ponha 400 pilas depois de importadas, vc vai precisar de 2, uma para cada motor ..... mais duas fontes de 24 volts por 17 amperes (250 cada) = 500 ,., mais o arduino mega , entre 70 e 120 reias .. motores, uns 300 reias cada .. então vamos lá 800 + 500 + 600 = 1900 reias, e nem falamos das coisainhas menores, cabos e unijoins, que não são caros , mas tem que somar nê... e não espere gastar muito menos que isto importando do thanos meu caro ... DIY é coisa de gente valente.... Não estou falando tudo isto para te desistimular não, é mundo muito legal , nossa , quando funcionam fazem os olhos brilharem , é lindo .... mas , mas , estou tentando te alertar, para que não te frustes quando escolher o melhor caminho ... posso dar o site que alguns equipamentos gringos a venda.... é fácil achar no google , daí vais ter que malhar o ingles e falar com os caras... procure estudar o que te falei acima, revisar todas as mesnagens deste forum para adquirir conhecimento .... a medida que for lendo , vais compreender melhor .. eu comecei do sero também , minha unic vantagem era saber logica de programacao , a linguagem a gente aprende depois, seja ela jav, c#, c++ , o que for necessário
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Tue 17. Nov 2015, 15:50

Qual é tua idade e profissão ? tem amigois que possam ajudar e entendam de programação e mecãnica ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

PreviousNext

Return to Portuguese