[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby rodrigorodrigao » Tue 17. Nov 2015, 18:16

Minha ideia Adriano é fazer um simulador em 2 dof usando dois motores de 12v ou 24v de limpador de para-brisa com uma placa arduino e os outros componentes necessários para tal fim.
Minha profissão é técnico em sistema de segurança digital câmeras, alarmes etc...
Eu ja fiz um simulador de voo baseado nas placas mjoy16 e stargate só não tinha movimento mais funcionava legal.
E agora estou afim de fazer um de corrida, só que em programação eu não entendo nada ja na parte mecânica eu posso desenrolar
legal.
rodrigorodrigao

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby rodrigorodrigao » Tue 17. Nov 2015, 18:47

O que vc poder mim ajudar na parte de programação eu agradeço muito cara.
A ponte H seria a Monster Moto Shield que antes era o L298 e foi substituído pelo VNH2SP30
Tensão máxima: 16V
Corrente máxima: 30 A
Corrente contínua: 14 A
Sensor de corrente disponíveis para pino analógico do Arduino
MOSFET "on-resistência": 19 mohms (por perna)
Máxima frequência PWM: 20 kHz
Desativação térmica
Desligamento por Subtensão e sobretensão.
rodrigorodrigao

Postby adrianovrm » Wed 18. Nov 2015, 15:42

É , eu posso ajudar sim.
a partir desta última msg já noto Vc tem alguma noção, sabe que o l298 não aguenta nada , o monster shield nunca trabalhei enquanto mas parece ser uma placa mais robusta. Vamos começar, vc vai me montar o seu motor com o eixo conectado concentricamente a um potenciometro , quando fizzer isto , vou te preparar um programaçao de teste, despois vou mandar um programação para fazer mexer o motor com os valores que o x-sim entrega ... tem que aprender a criar um perfil no x-sim extractor e converter , aos poucos vc vai entender as coisas, precisa preparar algum prototipo.. comece. lembre-se potenciometro concentrico. faça
adrianovrm
X-Sim Supporter

Been thanked: 1 time

Postby adrianovrm » Wed 18. Nov 2015, 16:11

Dei uma olha olhada agora na placa mosnter shield, Creio que é uma placa de fácil controle, mas aguenta 16 amperes continuos ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Wed 18. Nov 2015, 16:18

14 amperses, continuos ?
tem que ver senão vai fritar, como os motores de 12 volts, chupam muita corrente. vou fazer um progrmainh bbo , para te animar, azer o motor girar, em ambs os sentidos e depois parar, e ficar fazedo isto continuamente.
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Wed 18. Nov 2015, 16:19

mande email
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby rerb » Wed 18. Nov 2015, 16:35

Bom dia, tambem tenho interesse em construir um 2DOF com arduino e Monster Moto Shield, se puder mandar um email para mim tambem, quero acompanhar o processo :D
tenho experiencia com desenvolvimento devido a faculdade, e ja mecho com arduino e componentes.

email: rhelberth @ Gmail . com (tudo junto)
rerb

Postby Juliano » Wed 18. Nov 2015, 22:39

Olá a Todos!
Meu nome é Juliano é um prazer saber que brasileiros estão nesta empreitada também, "sou novo porém Velho neste fórum" se é que me entedem! :lol:
Construí meu primeiro cockpit em 2010/2011, projeto de Thano's AMC 1.5 2Dof weper ainda.... e naquela época não havia nenhum brazuca por aki, bom, resumindo:
voltei a me enteressar pelos projetos de simulação X-sim, de preferência os DIY, Sou técnico em eletrônica, e dou umas "brincada" com Microcontroladores
Pic da família 18F, 16F, se puder-mos trocar experiencias ficarei feliz em ajudar.

Abraços, vou deixar meu link do meu cockipit, antiiiigo!

[YouTube]https://www.youtube.com/watch?v=fZHxtnS-vcA[/YouTube]
Juliano

Postby adrianovrm » Thu 19. Nov 2015, 17:14

É verdade juliano, eu também terminei o meu virtualmente, consegui uns colegas entendidos em mecãnica , que fizeram a proria estrutra e eu fiz e escolhi todos os componentes eletronicos, com um diferença, sou programador, então eu escolhi o caminho do arduino e de fazer toda a logica de movimento de acordo como os valores que o x-sim retorna .. mas o forum andava meio parado, daí resolvi dar ua movimentada, mas agora, eu estou tentando larga o mundo DC, e indo para o mundo dos motores AC trifásicos controlados or inversores de frequencia vetorial(WE08), motores conectados ,apesar da logica ser quase a mesma, e já feita... os inversores estão gerando interferencia no arduino e gerando comportamento atipico, realmente podemos trocar varias figurinas, vou pedir autorizacao do colega que fez o simulador com a eletronica que eu sugeri , usando o codigo que desenvolvemos, nada usei do thanos , na epoca achei demorado para chegar, resolvi estudar e quebrar a cabeca para aprende a fazer , receber dados do xsim pela serial do arduino , ler a posico dos motores pelo arduino e setar a posicao conforme a posicao de força G que eu queria no acento, nem preciso dizer que demorou alguns meses estudando como fazer e uns 2 anos para completar a primeira plataforma completa e fucional, ao terminarmos a versao com motores dc, começamos o projetos com motores AC, estamso quase fazendo funcionar, senão fosse a bendita interferencia. peçco ao colegas que estão começando que estudem um pouco , pois é complicado, mujita coisa para ensinar... muito detalhe. então se já pegar uma ponte H com um motor pequeno , para simulador o lado direito ou esquerdo da suspensão com dados recebidos do x-sim , já é um começo. Juliano vou ver teu simulador .
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby Juliano » Thu 19. Nov 2015, 17:46

adrianovrm wrote:É verdade juliano, eu também terminei o meu virtualmente, consegui uns colegas entendidos em mecãnica , que fizeram a proria estrutra e eu fiz e escolhi todos os componentes eletronicos, com um diferença, sou programador, então eu escolhi o caminho do arduino e de fazer toda a logica de movimento de acordo como os valores que o x-sim retorna .. mas o forum andava meio parado, daí resolvi dar ua movimentada, mas agora, eu estou tentando larga o mundo DC, e indo para o mundo dos motores AC trifásicos controlados or inversores de frequencia vetorial(WE08), motores conectados ,apesar da logica ser quase a mesma, e já feita... os inversores estão gerando interferencia no arduino e gerando comportamento atipico, realmente podemos trocar varias figurinas, vou pedir autorizacao do colega que fez o simulador com a eletronica que eu sugeri , usando o codigo que desenvolvemos, nada usei do thanos , na epoca achei demorado para chegar, resolvi estudar e quebrar a cabeca para aprende a fazer , receber dados do xsim pela serial do arduino , ler a posico dos motores pelo arduino e setar a posicao conforme a posicao de força G que eu queria no acento, nem preciso dizer que demorou alguns meses estudando como fazer e uns 2 anos para completar a primeira plataforma completa e fucional, ao terminarmos a versao com motores dc, começamos o projetos com motores AC, estamso quase fazendo funcionar, senão fosse a bendita interferencia. peçco ao colegas que estão começando que estudem um pouco , pois é complicado, mujita coisa para ensinar... muito detalhe. então se já pegar uma ponte H com um motor pequeno , para simulador o lado direito ou esquerdo da suspensão com dados recebidos do x-sim , já é um começo. Juliano vou ver teu simulador .

Boa Adriano!, então....motores AC seria uma boa mas não me empolguei com a idéia porque todos sabemos que pra fazer a inversão em motores monofásicos AC é complicado demais por causa dos Capacitores de defasagem, trifásico seria simples e mais barato, porém na maioria das casas o padrão é bifásico e ficaria inviável, com inversores de Frequência e encoders em motores trifasico "mataria a charada" mas tbm são caros demais...
Juliano

PreviousNext

Return to Portuguese