[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Fri 14. Dec 2012, 21:52

Olá Bruno,

Noticia muito boa esta da compatibilidade da AMC 1.6 com esta nova ponte H.

Aqui estão algumas fotos dos dissipadores que fiz aproveitando de algumas partes que eu tinha sobrando por aqui:

1 - Dissipador interno de fonte de computador
2 - Placa de alumínio grossa cortada em um cubo para ser afixado na parte frontal dos MOSFETs
3 - Dissipador do processador do PC, neste caso usei os dissipadores originais da intel para pentium III
4 - Todos os itens dispostos em posição para serem montados, faltou apenas a pasta térmica
5 - Dissipador do MOSFET de frente
6 - Dissipadores montados na Ponte H

a - Dissipador do processador do PC cortqado
b - Dissipador interno de fonte de computador
c - Parafuso de união dos dois dissipadores, entre eles bastante pasta termica
d - Parafuso de união do dissipador do processador, MOSFET e cubo de aluminio
e - Porca para travar os 3 elementos
f - MOSFET com bastante pasta termica

Nesta foto, observa-se que os MOSFETs não se tocam ficando completamente isolados entre si.

Com os dissipadores montados, um cooler lateral, fará passar uma corrente de ar entre os vãos dos dissipadores

Espero que tenha ajudado.

Quanto ao seu pedido da nova ponte H, estou refletindo se também faço o pedido junto ao seu, acho que será uma boa ideia ter um plano B, quanto vai ficar o custo de envio? Teremos que pagar taxas de importação?

Abraços
Everton
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Postby kbssa » Tue 18. Dec 2012, 15:30

Olá Everton,

Realmente é muito bom ter essa compatibilidade.

Sobre a ponte H, ta explicado porque você não teve problemas de aquecimento, seus dissipadores são enormes !

Tentei colocar dissipadores de tudo quando é jeito, mas o maior que consegui colocar não é nem a metade dos que você está usando kkkkkkkkkkk.

O problema é que a placa não foi projetada para suportar dissipadores grandes, vou mandar uma MP para o Thanos, para ver se ele tem o layout no eagle ai eu consigo mudar o layout para caber dissipadores maiores.

Sobre a placa do ebay, da ultima vez que perguntei al vendedor ele me disse que seria em torno de 36 obama, e sobre a taxa de importação, só seremos taxados se dermos muito azar, pois as placas são bem pequenas, e a gente pede para o vendedor declarar menos de 50 obamas para não ser taxado, já fiz isso varias vezes.

Se você decidir comprar a placa me avise o quanto antes, pois vou comprar no maximo até sexta feira ok.

Outra coisa, não estou mais recebendo notificação de post reply por e-mail, você sabe se existe algum problema com o forum ??

Abraço

Bruno
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby tonquites » Thu 20. Dec 2012, 02:50

Olá Bruno,

Hehehehe, pois é cara, meus dissipadores são cavalares, hehehehehe. Queria fazer maior ainda, mas fui limitado pelos tamanhos dos coolers de CPU hehehe. Nos teste que eu fiz eu nem usei coolers, eles aqueceram, mas aguentaram a temperatura, quando montar a ponte no sistema, colocarei coolers por garantia.

O que achei estranho na sua ponte H, foi que na minha o aumento da temperatura se deu quando os motores estavam em movimento, com o eixo parado, aqueceu, mas não aqueceu tanto. Eu usei uma carga pequena, tentei parar o eixo com a mão, sem exito, hehehe, consegui apenas passar de um consumo de 0.7 sem carga, para um consumo de 2,5A com carga improvisada, não sei se vai esquentar muito com a carga completa, chegando ao consumo dos 18A, ai, só os testes com o sistema montado.

O estranho é que os dissipadores do Thanos não são muito grandes.

O preço da ponte h está tentador, mas vi um problema que vai me fazer desistir da compra. Está ponte h de 68A, tem apenas uma entrada para fonte, isso é ótimo para colocar uma bateria ou uma fonte AC/DC de grande capacidade (se é que existe, eu nunca vi uma de 68A), mas no meu esquema, preciso de 2 entradas de fonte pois são sistemas diferentes, cada um dos 4 motores vai ter sua fonte de energia independente. Veja o esquema abaixo:

Acho que vou ter que me arranjar com as 2 Thanos DSMhB 1.2b

Eu também não estava mais recebendo notificação de post reply por e-mail, isso mudou de ontem para cá. Vamos ver se vc recebe esta notificação, se não vou procurar a ajuda de um admin.

Abração :D
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times

Postby adrianovrm » Thu 20. Dec 2012, 04:36

OI pessoal , achi está discussão por sorte !

Ainda estou o estudo do protótipo com arduino, dêem um aolhada no que já consegui aqui, comporei duas ponsta H para 10 Aqui no brasil , Consigo programar em C com Arduino IDE , olhem o meu estágio aqui.....

http://www.youtube.com/watch?v=xvj6gTwMVX8

Se quisem trocar ideias , estou aqui !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Has thanked: 0 time

Postby adrianovrm » Thu 20. Dec 2012, 04:40

sobre mosfet queimando, esquentando, por que não partir para uma solucao com water cooller e radiadores ? deve resolver tranquilo
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Thu 20. Dec 2012, 14:48

Olá a todos,

Everton, mas é isso mesmo, a ponte H vai esquentar mais quando estiver em funcioamento, o problema da minha é que quando ela está parada, mas os potenciometros não estão exatamente no meio a ponte H fica ligando e desligando muito rapido e esse liga-desliga que causa superaquecimento.

Sobre o seu teste, as correntes que você mediu são praticamente motor sem carga, quando você colocar carga essa corrente de 2,5A vai pular facil para uns 10-12A ai o negócio esquenta kkkkkkkkkk. Tente colocar uma aste no eixo do motor e depois trave a aste com um cano de ferro, ai já vai dar pra você ter uma base de quantos amperes de pico seu motor vai consumir.

Sobre a ponte H do ebay, não tinha percebido o detalhe de que só tem uma entrada para fonte, mas se problema é encontrar uma fonte muito potente, você pode usar duas fontes no mesmo conector ou seja, você estará usando as fonte em paralelo, então soma-se as correntes suportadas pelas duas e a tensão se mantem igual.

Adriano,

Não consigo ver seu video aqui no trampo, mas quando chegar em casa vou dar uma olhada. Eu também já tinha pensado em fazer um controlador com Arduino, mas a velocidade é muito baixa, ainda mais se comparar com a AMC 1.6 com taxa de atualização 1000 movimentos por segundo, o Arduino jamais chegara nisso. Mas é sempre com ter uma segunda opção e também se aprende muito quando se desenvolve seu proprio hardware/software.

Sobre a ponte H, o problema não é usar water cooler e radiadores e sim o espaço para colocar, já pensei em mil jeitos diferentes de colocar dissipadores, mas sempre acabo no problema do espaço. Se você ou alguém aqui tiver alguma ideia para melhorar o resfriamento da ponte H DSMhB 1.2b eu terei o maior prazer em testar.

Abraço a todos !
kbssa

Postby adrianovrm » Thu 20. Dec 2012, 15:31

Vc vai gostar do vídeo, mas é apenas um protótipo em pequena escala, o projeto em tamanho real envolve muitos outros desafios, acho que o projeto com arduino vai sair , um pouco mais barato, sei como controlar as pontes H, comprei no ML e recebi as intruços que tenho de dar um delay de 10ms entre o chaveamento de sentido dos motores de CC.. Não sei nada de AMC1.6 , imagino que seja um controlador mais potente , estilo arduino, mas o arduino tem IDE de fácil uso e o AMCdeve ser muito mais caro, daí vou continuar no arduino, quem sabe a diferença de atualização não possa ser compensada em parte na programação, enfim , um longo passo até o nirvana ainda, isto acaba se tornando um Hobby rapaz, acho que já tornei uns 1000 reais em material, estudo e componentes , Dá para fazer a coida com motores de limpador de vidro, comprei 4 em sucatas, mas vou precisar de engrenagens para aumentar o torque e levar meus 95 quilso + estrutura, deve dar em torno de 180 quilos , tudo, vi um conceito de engrenagens infinitas que possuem relaçõees de até 1:300, tem que estudar mais, o torque dos meus motores são de aprox, 35 Nm o que dá 3,5kg levantados a um metro de distância, se conseguir aumentar em 100 vezes, com uso de engrenagens infinitas, dá uma paulada de 350 kg/M muito mais que o necessário, comprei Duas H de 10 A, vou ligadas sem carga, mas pelo que já vi vou aqui, viu guarda-las para aplicacoes mais leves, e procurar umsas de 25 Amperes, está história de DIY, a gente aprende muito, até a fazer mais com menos, muito legal !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby kbssa » Thu 20. Dec 2012, 17:10

Quando eu assistir o video eu dou minha opinião do que eu achei.

AMC 1.6 é um controlador que usa AVR como processador, e foi projetado pelo nosso amigo aqui fo forum o Thanos, em relação ao custo, com o arduino será mais barato mesmo, mas para fazer a AMC 1.6 não vai ser muito mais caro do que comprar um arduino. Mas como eu disse, o arduino não tem capacidade de processamento pra alçançar a velocidade de 1000 posições/s por mais que a programação seja perfeita, isso é uma limitação do hardware, além do mais, o software da AMC 1.6 foi otimizado ao maxamo nas ultimas atualizações feitas pelo Thanos, mas se você quiser saber mais sobre a AMC 1.6 é só clicar aqui que você encontrará todas as informações para montar a placa.

Não pense que estou desmerecendo seu projeto, pelo contrario, e não é qualquer um que consegue fazer o que vc fez, estou apenas dando minha opinião sobre o assunto e nem sempre velocidade é o mais importante. Só para você saber eu também utilizo o arduino para quase todos os meus projetos.

Tem um projeto aqui na galeria do forum, em que o cara fez com o arduino e ficou bem interessante, da uma procurada lá vale a pena ver.

O maior problema em se construir simuladores são os drivers de motores e as fontes. Motores muito potentes consomem muita corrente e consequentemente será necessario utilizar drivers de alta potencia, o que eleva muito o custo do projeto, a melhor alternativa é usar redutores mesmo, pois assim pode-se usar motores menos potentes.

Abraço
kbssa

Postby adrianovrm » Thu 20. Dec 2012, 17:52

bem obriado pelo esclarecimentom, Vou finalizar este projeto com com arduino, enquanto vou estudando esta tua dica, imagino que não vai ficar legal com o arduino, mas é o primeiro passo, só uma pergunta, este AVR, ele tem IDE tipo o arduino ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby tronicgr » Thu 20. Dec 2012, 18:55

bem obriado pelo esclarecimentom, Vou finalizar este projeto com com arduino, enquanto vou estudando esta tua dica, imagino que não vai ficar legal com o arduino, mas é o primeiro passo, só uma pergunta, este AVR, ele tem IDE tipo o arduino ?

No need for IDE or programming from your part. You just run a batch file and the firmware is loaded automatically in the AMC1.6, even if the chip is brand new (never been used before). The batch file set correct crystal settings too. The Arduino chip comes pre-programmed to be able to load any code on it from the arduino IDE.
tronicgr

Images: 11
Has thanked: 130 times
Been thanked: 50 times

PreviousNext

Return to Portuguese