Seja muito bem vindo ao nosso grupo, e à esta grande família mundial do projeto X-SIM, espero que possamos ajuda-lo na construção do seu simulador, e que nesta caminha, você venha a aprender, ensinar e se divertir muito aqui conosco.
Não vou mentir somos um grupo de doidos, doidos por simuladores, hehehehe, e fico muito feliz de vc ter dado sorte, e de ter nos encontrado aqui no fórum.
Parabéns pelo seu vídeo, pelo que deu para perceber, você é do tipo de pessoa mão na massa, teoria 50% e 50% de pratica, isso é muito bom, vai progredir muito rápido, alem do mais, pelo que entendi você já tem um vasto conhecimento.
Cara, muito legal suas considerações:
isto acaba se tornando um Hobby rapaz, acho que já tornei uns 1000 reais em material, estudo e componentes , Dá para fazer a coida com motores de limpador de vidro, comprei 4 em sucatas, mas vou precisar de engrenagens para aumentar o torque e levar meus 95 quilso + estrutura, deve dar em torno de 180 quilos , tudo, vi um conceito de engrenagens infinitas que possuem relaçõees de até 1:300, tem que estudar mais, o torque dos meus motores são de aprox, 35 Nm o que dá 3,5kg levantados a um metro de distância, se conseguir aumentar em 100 vezes, com uso de engrenagens infinitas, dá uma paulada de 350 kg/M muito mais que o necessário, comprei Duas H de 10 A, vou ligadas sem carga, mas pelo que já vi vou aqui, viu guarda-las para aplicacoes mais leves, e procurar umsas de 25 Amperes, está história de DIY, a gente aprende muito, até a fazer mais com menos, muito legal !
Todos estes pensamentos pairavam na minha cabeça e só obtive respostas depois que conclui uma da partes mecânicas mais importantes, somente depois disso tive algumas respostas, mas duvidas, ainda tenho bastante hehehe, tenho algumas observações que talvez podem ser uteis;
1 - Peso; Coincidências a parte, eu também peso parecido, 92 Kg, e meu projeto foi concebido para pesar no máximo 180 Kg, com piloto incluído, mas na pratica, o peso final vai ficar em 260 kg.
Fiquei muito frustrado no inicio, pois apesar de ter sido construído em sua maioria em alumínio e plastico, não obtive um peso menor, mesmo assim, segui em frente, sem saber se o simulador iria funcionar. Quando terminei a construção da parte critica, notei que o peso (massa), em si, não influenciava da forma que eu pensava, pensava que quanto mais peso, mais N/m eu precisaria, mas não é bem assim que funciona.
Como o projeto (Joyrider) é uma balança grande, o primordial é que ambos os lados estejam em equilíbrio, assim o motor precisará de pouca força para mover o simulador para algum dos lados, pois com os 2 lados em equilíbrio, o sistema esta em 0, se colocar um minimo de força em qualquer da direções já obtém-se movimento.
Mudar a direção do movimento exige um pouco mais de força e ai o peso começa a influenciar, mas esta influencia aumenta gradativamente, quanto mais distante de 0º estivermos, mais força o motor terá de fazer. Em uns testes que fiz, em até 10º, preciso de 5 N/m, em 20º preciso de 15 N/m, e preciso de 45 N/m para manter o simulador parado em 40º. Lembrando que meu simulador tem autonomia em X de -40º até +40º e em Y de -45º até +45º.
Outra coisa que temos que levar em conta é a inercia do simulador, pois o motor quando muda de direção, primeiro tem que desacelerar toda a massa, e vencendo esta aceleração é novamente ajudado pelo efeito balança do Joyrider, infelizmente estes dados eu não consegui quantificar, mas acho perfeitamente possível ele conseguir parar uma aceleração que ele mesmo aplicou, o ponto chave nisso tudo é o tempo, pois quanto mais massa houver, mais tempo ele levará para parar a massa e isso num jogo de corrida em que as respostas tem que ser rápidas influencia muito. Em resumo, eu acho que o sistema vai se mover hehehe.
2- Motores; Muito cuidado com motores de limpador de para-brisa usados, alguns vc precisa modificar para não fechar curto, ha algum tempo atras conversamos aqui mesmo neste sub-fórum sobre eles. dê uma olhada: motores de limpador de para-brisas, a parte final do tópico está em português
A) As relações de redução com engrenagem podem ajudar muito mas é preciso observar que o ganho de força, implica em perda de velocidade, os motores de limpador de para-brisas já tem reduções internas e deixa-los mais fortes fará ficarem mais lentos, isso em termos praticos fará que eles mudem de direção com muita eficiencia, mas se moverão tão devagar que seu simulador vai mover apenas poucos graus.
B) Outra coisa interessaste que mencionou é a adição de vários motores, dois paramentos tem que ser observados nesta soma de forças, o primeiro é própria construção dos motores elétricos, por mais parecidos que os motores possam ser, é muito difícil que eles deem torque e velocidades iguais, isso num sistema do tipo que os dois puxam uma mesma corda para o mesmo lado por exemplo, fará com que o mais forte sobrecarregue e com o tempo, pode danifica-lo.
O segundo parâmetro é para resolver o primeiro, e seria a construção de uma base mecânica que faça com que esta sobrecarga não ocorra, unificando a força sem prejuízo do motor mais forte. Uma vez vi uma boa ideia aqui no fórum que era mais ou menos assim:
C) -Velocidade; No simulador que estou desenvolvendo, vou implantar dois motores por eixo também, mas eles não são para aumentar a força e sim para dar mais velocidade ao sistema, a grosso modo será assim:
Com mais velocidade, eu poderei ter mais precisão de resposta no simulador.
Fico por aqui com que o Bruno disse, estas discussões, não tem o objetivo de desmotivar, mas sim colocar mais lenha na fogueira trocando ideias. Se sua intuição tá dizendo para fazer de outra forma, vai atras, mas não esqueça de postar aqui no fórum seus experimentos, o espirito é este mesmo.
Cara, espero ter ajudado,

Abração
Everton