[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Fri 21. Dec 2012, 03:23

Olá Adriano,

Seja muito bem vindo ao nosso grupo, e à esta grande família mundial do projeto X-SIM, espero que possamos ajuda-lo na construção do seu simulador, e que nesta caminha, você venha a aprender, ensinar e se divertir muito aqui conosco.

Não vou mentir somos um grupo de doidos, doidos por simuladores, hehehehe, e fico muito feliz de vc ter dado sorte, e de ter nos encontrado aqui no fórum.

Parabéns pelo seu vídeo, pelo que deu para perceber, você é do tipo de pessoa mão na massa, teoria 50% e 50% de pratica, isso é muito bom, vai progredir muito rápido, alem do mais, pelo que entendi você já tem um vasto conhecimento.

Cara, muito legal suas considerações:
isto acaba se tornando um Hobby rapaz, acho que já tornei uns 1000 reais em material, estudo e componentes , Dá para fazer a coida com motores de limpador de vidro, comprei 4 em sucatas, mas vou precisar de engrenagens para aumentar o torque e levar meus 95 quilso + estrutura, deve dar em torno de 180 quilos , tudo, vi um conceito de engrenagens infinitas que possuem relaçõees de até 1:300, tem que estudar mais, o torque dos meus motores são de aprox, 35 Nm o que dá 3,5kg levantados a um metro de distância, se conseguir aumentar em 100 vezes, com uso de engrenagens infinitas, dá uma paulada de 350 kg/M muito mais que o necessário, comprei Duas H de 10 A, vou ligadas sem carga, mas pelo que já vi vou aqui, viu guarda-las para aplicacoes mais leves, e procurar umsas de 25 Amperes, está história de DIY, a gente aprende muito, até a fazer mais com menos, muito legal !

Todos estes pensamentos pairavam na minha cabeça e só obtive respostas depois que conclui uma da partes mecânicas mais importantes, somente depois disso tive algumas respostas, mas duvidas, ainda tenho bastante hehehe, tenho algumas observações que talvez podem ser uteis;

1 - Peso; Coincidências a parte, eu também peso parecido, 92 Kg, e meu projeto foi concebido para pesar no máximo 180 Kg, com piloto incluído, mas na pratica, o peso final vai ficar em 260 kg.
Fiquei muito frustrado no inicio, pois apesar de ter sido construído em sua maioria em alumínio e plastico, não obtive um peso menor, mesmo assim, segui em frente, sem saber se o simulador iria funcionar. Quando terminei a construção da parte critica, notei que o peso (massa), em si, não influenciava da forma que eu pensava, pensava que quanto mais peso, mais N/m eu precisaria, mas não é bem assim que funciona.
Como o projeto (Joyrider) é uma balança grande, o primordial é que ambos os lados estejam em equilíbrio, assim o motor precisará de pouca força para mover o simulador para algum dos lados, pois com os 2 lados em equilíbrio, o sistema esta em 0, se colocar um minimo de força em qualquer da direções já obtém-se movimento.
Mudar a direção do movimento exige um pouco mais de força e ai o peso começa a influenciar, mas esta influencia aumenta gradativamente, quanto mais distante de 0º estivermos, mais força o motor terá de fazer. Em uns testes que fiz, em até 10º, preciso de 5 N/m, em 20º preciso de 15 N/m, e preciso de 45 N/m para manter o simulador parado em 40º. Lembrando que meu simulador tem autonomia em X de -40º até +40º e em Y de -45º até +45º.
Outra coisa que temos que levar em conta é a inercia do simulador, pois o motor quando muda de direção, primeiro tem que desacelerar toda a massa, e vencendo esta aceleração é novamente ajudado pelo efeito balança do Joyrider, infelizmente estes dados eu não consegui quantificar, mas acho perfeitamente possível ele conseguir parar uma aceleração que ele mesmo aplicou, o ponto chave nisso tudo é o tempo, pois quanto mais massa houver, mais tempo ele levará para parar a massa e isso num jogo de corrida em que as respostas tem que ser rápidas influencia muito. Em resumo, eu acho que o sistema vai se mover hehehe.

2- Motores; Muito cuidado com motores de limpador de para-brisa usados, alguns vc precisa modificar para não fechar curto, ha algum tempo atras conversamos aqui mesmo neste sub-fórum sobre eles. dê uma olhada: motores de limpador de para-brisas, a parte final do tópico está em português
A) As relações de redução com engrenagem podem ajudar muito mas é preciso observar que o ganho de força, implica em perda de velocidade, os motores de limpador de para-brisas já tem reduções internas e deixa-los mais fortes fará ficarem mais lentos, isso em termos praticos fará que eles mudem de direção com muita eficiencia, mas se moverão tão devagar que seu simulador vai mover apenas poucos graus.
B) Outra coisa interessaste que mencionou é a adição de vários motores, dois paramentos tem que ser observados nesta soma de forças, o primeiro é própria construção dos motores elétricos, por mais parecidos que os motores possam ser, é muito difícil que eles deem torque e velocidades iguais, isso num sistema do tipo que os dois puxam uma mesma corda para o mesmo lado por exemplo, fará com que o mais forte sobrecarregue e com o tempo, pode danifica-lo.
O segundo parâmetro é para resolver o primeiro, e seria a construção de uma base mecânica que faça com que esta sobrecarga não ocorra, unificando a força sem prejuízo do motor mais forte. Uma vez vi uma boa ideia aqui no fórum que era mais ou menos assim:

C) -Velocidade; No simulador que estou desenvolvendo, vou implantar dois motores por eixo também, mas eles não são para aumentar a força e sim para dar mais velocidade ao sistema, a grosso modo será assim:

Com mais velocidade, eu poderei ter mais precisão de resposta no simulador.

Fico por aqui com que o Bruno disse, estas discussões, não tem o objetivo de desmotivar, mas sim colocar mais lenha na fogueira trocando ideias. Se sua intuição tá dizendo para fazer de outra forma, vai atras, mas não esqueça de postar aqui no fórum seus experimentos, o espirito é este mesmo.

Cara, espero ter ajudado, :-D mas se vcs ficou foi ainda com mais duvida e com a cabeça fervilhando de ideias, então é por que vc está no lugar certo, hehe.

Abração
Everton
The myth always limits infinity.
tonquites

Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Postby tonquites » Fri 21. Dec 2012, 03:54

Olá Bruno, que duvida cruel cara, aproveitar a oportunidade ou não eis a questão!

Estou com medo de misturar as duas fontes de força que eu tenho e dar problema, vou postar minha duvida aqui, e se vc ou o Thanos, que são mais experientes na parte de eletrônica, puderem me deem um parecer se meu medo procede:

Fiz estas fontes de bancada super turbinadas, elas são realmente fortes, quando eu ligo dá um barulho tipo "SSSSteimmmmm" que dá ate medo:

Esta é a fonte que construi, 25V 18A

Trafo de 220V para 24V+24V e 18A

Ponte de diodos

9 reguladores de tensão

e 4 capacitores de 10.000 uf

Fonte chaveada com a fonte de bancada.

Quando eu construí esta fonte de bancada, não havia estas fontes chaveadas de 24V e 14A e agora tenho receio de coloca-las juntas e a fonte de bancada com o tempo deteriorar a fonte chaveada.
Isso procede?

Se puderem me ajudar.

Abraços
tonquites

Postby adrianovrm » Fri 21. Dec 2012, 16:26

Bem, tenho uma bateria 12 volts, Duas pontes H de 10 Amperes e algumas fontes de computador de 40 watts genéricas, com tensão de 127 volts de entrada, encomendei uma fonte de 12volts por 50 Amperes agora, e tenho 4 motores de limpador , peguei em sucata, mas vi que alguns motores , estão aterrados no próprio corpo, vi a qui no sigte, que alguns destes motores podem curto-circuitar quando submetidos a inversão por ponte H, isto mujito me preocupou, Minha pergunta é, Usando apenas a bateria, para salvar minhas fontes e pontes, claro, como identificar que o motor está curto circuitando , penso ligar os motores, testa-los um de cada vez, invertendo os pólos manualmente para ver se inverte o sentido com um multimetro ligado em série para ver a corrente, se for acima de 3 Amperes eles estão em curto por meus motores de sucata, são CHP com exceçÃO DE UM QUE É cep. Na sucata testei a inversão com a bateria do meu carro , os motores rodaram em sentido contrário mas quase pego uma queimadura e não sei se é por conta de possível curto, mas se fosse curto eles não deveriam rodar ! Esta é minha lógica, e alguém tem algo a dizer sobre isto, favor me ajude, antes de eu detonar meu primeiro investimento, heheheh. Outra Será que se eu retirar o aterramento da carçara eu elimino o curto ? Quem sabe , me ajuda , por favor !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Has thanked: 0 time

Postby kbssa » Fri 21. Dec 2012, 17:39

Olá Everton,

Então, até da para ligar duas fontes em paralelo, mas elas tem que ser iguais, no seu caso não aconselho, e depois que você falou sobre a ponte h só ter apenas um conector, eu também fiquei na duvida e rosolvi perguntar pro Thanos o que ele achava e ele disse que o melhor é usar uma bateria de carro. Mas eu tenho uma solução é só usar duas dessas, uma para cada motor !

Outra coisa que eu queria falar já que você está interessado em fazer a AMC 1.6, eu encontrei um site que faz placas de circuito impresso por um preço bastante justo. Perguntei para o Thanos qual o tamanho da AMC, porque se ela for no maximo 10x10cm o site cobra $24,90 por 10 placas, ou seja 2,49 obamas por cada placa e também perguntei se seria possivel modificar ela para caber em uma placa dupla face de 5x5cm, porque ai ia custar só 9 obamas, 0,90 cents de obama cada placa, se compararmos com os preços daqui isso é praticamente de graça !

Galera aqui do forum, o que vocês acham de fazermos um bezerrinho pra mandar fazer 10 placas ?? acho que não vai nem fazer cosegas nos nossos bolsos kkkkkk, e nossas AMCs vão ficar muito profissas !! Da até pra escolher a cor, tem braca, verde, vermelho ou azul.

Vou esperar o Thanos responder sobre o tamanho da placa ai posto aqui.

Sobre a ponte H, o thanos me passou os arquivos do Sprint-Layout5, vou ver o que eu consigo fazer para melhorar os espaço entre os mosfets para colocarmos dissipadores bem grandes ! kkkkkkk

Verei se faço também uma versão em placa dupla face, e se ficar pequena da até pra gente mandar fazer a placa no site, pq fazer placa dupla face na mão não da né !!!. Eu prefiro soldar 1000 compenentes em uma placa do que fazer uma de 2x2cm na mão !

Bom acho que é isso, me digam o que vocês acham !

Abraço
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby reinaldoaf » Fri 21. Dec 2012, 17:44

tonquites

o barulho que você ouve é dos 60hz da rede elétrica, provavelmente veêm do seu trafo... não se preocupe todos fazem, como o seu é bem grande o resonador é maior... mais cuidado com ele, choques de 60v já são sentidos pela pele, e a corrente desse cara é alta o suficiente para matar, só sempre mexer com ele desligado e cuidado com os capacitores ai,

abraços
reinaldoaf

Been thanked: 0 time

Postby kbssa » Fri 21. Dec 2012, 18:32

Bem, tenho uma bateria 12 volts, Duas pontes H de 10 Amperes e algumas fontes de computador de 40 watts genéricas, com tensão de 127 volts de entrada, encomendei uma fonte de 12volts por 50 Amperes agora, e tenho 4 motores de limpador , peguei em sucata, mas vi que alguns motores , estão aterrados no próprio corpo, vi a qui no sigte, que alguns destes motores podem curto-circuitar quando submetidos a inversão por ponte H, isto mujito me preocupou, Minha pergunta é, Usando apenas a bateria, para salvar minhas fontes e pontes, claro, como identificar que o motor está curto circuitando , penso ligar os motores, testa-los um de cada vez, invertendo os pólos manualmente para ver se inverte o sentido com um multimetro ligado em série para ver a corrente, se for acima de 3 Amperes eles estão em curto por meus motores de sucata, são CHP com exceçÃO DE UM QUE É cep. Na sucata testei a inversão com a bateria do meu carro , os motores rodaram em sentido contrário mas quase pego uma queimadura e não sei se é por conta de possível curto, mas se fosse curto eles não deveriam rodar ! Esta é minha lógica, e alguém tem algo a dizer sobre isto, favor me ajude, antes de eu detonar meu primeiro investimento, heheheh. Outra Será que se eu retirar o aterramento da carçara eu elimino o curto ? Quem sabe , me ajuda , por favor !

Adriano,

Os motores de limpador de parabrisa funcionam para os dois lados, e como você já sabe, são aterrados na carcaça e nem por isso estão em curto, o unico problema, é que se você usar dois motores com carcaça aterrada na mesma ponte H, quando um motor estiver virando em sentido contrario do outro, sua ponte H entrará em curto e consequentimente sua fonte, pois em um motor o positivo estará na carcaça e no outro o negativo.

Se você tirar o aterramento da carcaça acabam os problemas.

Só mais uma coisa, motores de limpador de parabrisa rodam mais rapido para um lado do que para o outro, então os movimentos que o simulador fara para um lado não será na mesma velocidade do que para o outro.

Por que você não compra uns motores bosh novos, nosso amigo Everton está usando um modelo que atinge 48N/m, são bem fortes, e custam em torno de R$ 170 cada.

Abraço.
kbssa

Images: 16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Postby tonquites » Fri 21. Dec 2012, 20:55

Fala Bruno,

Cara, vc tem acesso ao paraíso das pontes H, hehehe, nunca vi arranjar tantos modelos, hehehe. Este novo modelo único me parece promissor, elimina o compartilhamento de energia dos motores. Acho que este modelo único, aguentando correntes de 43A, não terá prolemas em receber um pouco mais de tensão dos 25V da minha fonte.

Mas quero te perguntar, se agora, vc conseguindo os arquivos da ponte h do Thanos, não quer esperar um pouco, pois vc já tem os itens da ponte h ai, exceto os mosfets queimados, hehehe, Vc montando uma nova placa maior vai resolver o problema do super aquecimento. Achei na internet dissipadores vendidos em metros; dissipaderes, se não funcionar desta forma, agente passa para as já montadas, sabe, eu queria testar as minhas em operação, testar meus dissipadores tambem, hehehe, eu acredito que com bons dissipadores a ponte H do Thanos é uma das melhores opções em ponte H.

Se tudo falhar:

mas ai já é apelação, hahahahahaha.

Bruno!!!! Ótima ideia a do bezerrinho cara, eu estou dentro, compro até duas para garantir, e deixar uma AMC 1.6 de reserva. Pode contar comigo. Vamos fazer este bezerrinho bem gordinho ai galera, :D .

Reinado, realmente eu respeito estas fontes, sua força exige muita atença e cuidado para se trabalhar com elas.

Adriano, cara não liga estes motores sem ter tirado o aterramento da carcaça, lembro que um cara, uma vez, quase colocou fogo na sua oficina, pois não sabia deste "detalhe".

Trabalhar com motores de força e velocidades diferente, vai te dar muita dor de cabeça quando projetar a parte mecânica do seu simulador, realmente estes F 006 WM0 310 são muito bons no que tange custo beneficio.

Zeca, cadê vc?

Galera vou perguntar aos outros integrantes se querem entrar no nosso bezerrinho, vai ajudar muito na construção da Thanos AMC 1.6.

Valeu
Abraços
tonquites

Postby adrianovrm » Sat 22. Dec 2012, 04:40

Pois é este motores são fortes, mas ecomendei fonrets de 12vots e 50amperes, estou tentando mudar junto do forncedor para fntes de 24 volts por 25 amperes, mas não sei se vou voncseguir daí vc;s não teriam sugestao de motor de 12 volts com a potencia similar deste de 24 volts e preço simjilar ?
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby tonquites » Sat 22. Dec 2012, 04:54

O que mais se aproxima do F 006 WM0 310 é o 9 390 453 042 de 12V, mas seria desperdício do seu dinheiro, pois ele gira apenas para um lado também, ai é preferível vc ficar com os que vc já tem.

Dá uma olhada neste link com uma lista de motores bosch da Casa Ferreira lá tem uma lista grande de motores, mas pelo que vi não temos muitas opções no nosso caso. Também tem o catalogo da Kalatec de moteres Bosch.

Realmente, tentar trocar as fontes junto a seu fornecedor é a melhor opção caso vc queria investir em motores de 24V, mas em ultimo caso, fontes de energia agente sempre pode aproveitar. Os colegas me corrijam se eu estiver errado, mas se vc pegar suas duas fontes de 12V e liga-las em série, vc obterá uma saída de 24V. Como já disse, troca-las é o melhor, pois senão, vc ainda vai ter que comprar mais uma fonte de 24V.
tonquites

Postby adrianovrm » Sat 22. Dec 2012, 05:19

não rapaz , se ligar estas fontes em serie eslas vão pro beleleu, liga-se soment os negativos delas junto dai mede-se 24 v de positivco a positivo, há muitos anos atras queimei duas fonets justament por liga-las em série, disto eu me lembro bem. j;a ia postar aqui que posto unir as fontes pel ngativo e medir 24 volts de positivo a positivo.
adrianovrm
X-Sim Supporter

PreviousNext

Return to Portuguese